Contribuições da terapia cognitivo comportamental no tratamento de mulheres com transtorno de compulsão alimentar periódica.

Mosaico

Endereço:
Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, 280 - Bloco 3, 2º Pavimento - Centro
Vassouras / RJ
27700-000
Site: http://editora.universidadedevassouras.edu.br
Telefone: (24) 2471-8372
ISSN: 21787719
Editor Chefe: Angelo Ferreira Monteiro
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Contribuições da terapia cognitivo comportamental no tratamento de mulheres com transtorno de compulsão alimentar periódica.

Ano: 2024 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: Layla De Souza e Silva Marinho Stéphani Aparecida Gomes Almeida Vitor Siqueira de Moraes Mesquita
Autor Correspondente: Stéphani Aparecida Gomes Almeida | [email protected]

Palavras-chave: Tratamento;Mulheres;Compulsão Alimentar.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A ansiedade patológica pode gerar prejuízos emocionais e causar perdas na qualidade de vida tendo grande influência para o surgimento do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) que afeta diferentes tipos de pessoas, independente da faixa etária e sexo. Os estudos mostram que as mulheres ainda são mais vulneráveis de desenvolverem os transtornos alimentares por causa de fatores como a influência da mídia e pressão por um ideal social de magreza. O objetivo desse estudo foi identificar as contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) no tratamento de mulheres com TCAP. Foi adotado como metodologia a pesquisa bibliográfica. Observou-se que o TCAP é multifatorial e que a ansiedade patológica pode exercer grande influência no desenvolvimento do transtorno. Uma das possibilidades de tratamento psicológico para o transtorno é a TCC que vem sendo considerada a abordagem mais utilizada e eficaz para a diminuição dos sintomas dos transtornos alimentares, entre eles, o TCAP.