CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE SOMA DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS

Educação Matemática Sem Fronteiras

Endereço:
Área Rural - Rodovia SC 484 - Km 02 - Área Rural de Chapecó
Chapecó / SC
89815899
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/index
Telefone: (49) 2049-6576
ISSN: 2596-318X
Editor Chefe: Nilce Fátima Scheffer
Início Publicação: 24/04/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE SOMA DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: C. B. da Silva Melo, E. Bisognin
Autor Correspondente: C. B. da Silva Melo | [email protected]

Palavras-chave: Soma dos termos de uma Progressão Geométrica, Resolução de Problemas, Imagem de Conceito, Definição de Conceito, Ensino e Aprendizagem de Matemática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho, são relatados resultados de uma pesquisa que teve como propósito investigar as contribuições da Metodologia da Resolução de Problemas para os processos de ensino e aprendizagem da soma dos termos de uma progressão geométrica. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como participantes alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Candelária, RS, e foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, o diário de campo do professor e os registros escritos dos alunos. As atividades em sala de aula seguiram os passos da Metodologia de Ensino Através da Resolução de Problemas, de Onuchic e Allevato (2009), tendo como referencial a Teoria de Imagem de Conceito e Definição de Conceito, de Tall e Vinner (1981). Da análise dos resultados, pode-se inferir que essa metodologia contribuiu para o aumento da capacidade de argumentação, o estabelecimento de relaçõesentre as situações e representações matemáticas, a aprendizagem dos alunos a partir dos erros e acertos analisados na plenária e um trabalho colaborativo.

.



Resumo Inglês:

This activity has the objective to display the results of a research, which had the intention to investigate the contribuitions provided by the Problem Solving Methodology to determinate the sum of terms in a geometric progression. The qualitative research involved second year High School students from a public school in the city of Candelaria, RS, and the teacher's field journal, as well as the student’s written records were used as collection instruments.The activities in the classroom followed the steps of the Onuchic and Allevato’s Teaching Methodology Trought Problem Solving (2009), using, as reference Tall and Vinner’s theory of Concept Image and Concept Definition (1981). Analyzing the results, it is possible to understand that this methodology helped to increase the argumentation capability, establish relations between mathematical situations and representations, student’s learning from the mistakes and successes analysed in the plenary and a collaborative work.