Contexto de Trabalho: Uma Investigação entre Professores e Técnicos Administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

Revista de Estudos Sociais

Endereço:
Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Boa Esperança
Cuiabá / MT
78060900
Site: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/index
Telefone: (65) 3615-8522
ISSN: 2358-7024
Editor Chefe: Roney Fraga Souza
Início Publicação: 31/03/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Saúde coletiva, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Ciências Contábeis, Área de Estudo: Demografia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Economia, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Tecnologia, Área de Estudo: Turismo, Área de Estudo: Engenharia biomédica, Área de Estudo: Engenharia elétrica, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Contexto de Trabalho: Uma Investigação entre Professores e Técnicos Administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

Ano: 2015 | Volume: 17 | Número: 33
Autores: C. A. C. de Mattos, J. P. Vidal, D. de O. Endringer, N. L. Costa, A. Corradi
Autor Correspondente: C. A. C. de Mattos | [email protected]

Palavras-chave: ambiente de trabalho; gestão de pessoas; administração pública

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste estudo é analisar o contexto de trabalho de um instituto que compõe uma instituição federal de ensino superior. Esse aspecto da atividade profissional reúne um conjunto de estratégias que possibilitam a mediação do trabalho, e compreendê-lo pode contribuir para criar condições que promovam um ambiente laboral moderno, produtivo e que proporcione bem-estar aos trabalhadores. A pesquisa de caráter exploratório e descritivo utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados, que foi organizado em três dimensões - Organização do Trabalho (OT), Condições de Trabalho (CT) e Relações Socioprofissionais do Trabalho (RSP) - conforme proposto por Ferreira e Mendes (2008). Este questionário foi aplicado em pesquisa de campo com a participação de 61 entrevistados em amostragem probabilística aleatória simples. O tratamento dos dados utilizou estatística descritiva e não paramétrica (Mann-Whitney) para sistematizar as informações. A avaliação geral revelou que as Relações Socioprofissionais do Trabalho (RSP) representaram a melhor dimensão do contexto de trabalho do instituto. A investigação identificou diferenças significativas entre a percepção de professores e técnicos administrativos, principalmente quanto ao ritmo de trabalho, utilização do material de consumo e presença de conflitos e disputas no ambiente de trabalho.