CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Humanidades (Montes Claros)

Endereço:
Avenida Osmani Barbosa, 11.111 - Conjunto Residencial JK
Montes Claros / MG
39404-006
Site: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades
Telefone: (38) 2101-9288
ISSN: 1809-4929
Editor Chefe: Árlen Almeida Duarte de Sousa
Início Publicação: 01/02/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Ano: 2014 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: D. M. Silva, L. M. Pimenta, K. M. Jones, R. S. M. Vianna, L. A. C. Finelli, W. D. Soares
Autor Correspondente: W. D. Soares | [email protected]

Palavras-chave: Consumo de Bebidas Alcoólicas. Estudantes. Medicina Veterinária. Setor Privado. Educação Superior. Desenvolvimento Local.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo objetivou analisar o consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, em uma instituição privada de ensino superior da cidade de Montes Claros – MG. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e de corte transversal. A amostra incluiu 76 estudantes na faixa etária de 20 a 52 anos, média de 26,5 anos, devidamente matriculados no curso de Medicina Veterinária distribuídos entre 5º e 9º período. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), Teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias (ASSIT), Inventário de expectativas e crenças pessoais acerca do álcool (IECPA) e Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os resultados obtidos em relação à classificação de risco do AUDIT, constatou-se que a maioria dos participantes da pesquisa se enquadraram no nível 1, sendo considerado de baixo risco. Os acadêmicos relataram fazer uso ocasional de fumo, álcool e outras substâncias, representando 69,6%, sendo esta, uma classificação de nível 1 do ASSIT. Sobre o IECPA 58,5% dos avaliados se classificaram como baixa vulnerabilidade para os efeitos do álcool. Em se tratando do ESSS, 44,4% dos voluntários demonstraram alto suporte social e 31,3% qualificando como médio suporte social. Conclui-se que o uso de álcool e outras drogas apresentaram baixo risco e demonstrou baixa vulnerabilidade ao seu consumo.