Conceitos fundamentais da Teologia de Karl Rahner lidos à luz da parábola do filho pródigo (Lc 15, 11-32)

Kairós

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ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Conceitos fundamentais da Teologia de Karl Rahner lidos à luz da parábola do filho pródigo (Lc 15, 11-32)

Ano: 2021 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: Judikael Castelo Branco
Autor Correspondente: J. Castelo Branco | [email protected]

Palavras-chave: Autocomunicação divina, transcendência, graça, ser pessoa.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto revisita alguns conceitos da teologia de Karl Rahner acompanhando a leitura do trecho bíblico de Lc 15,11-32. O escopo não é aproximar textos de naturezas distintas, mas utilizar a narrativa de um como mapa à leitura de outro. Dessa forma, o objetoestudado é propriamente a teologia de Rahner enquanto o texto lucano serve de quadro para a colocação dos conceitos considerados. No entanto, o exercício não nos oferece apenas uma chave para a interpretação da obra de Rahner, mas nos leva a reflexões queencontram diretamente algumas das questões mais inquietantes da espiritualidade cristão hoje, a saber, como entender a indiferença religiosa, por um lado, e o retorno do fundamentalismo, por outro. Em cifras rahnerianas, o problema só pode ser bem colocado considerando seriamente a noção de autocomunicação de Deus e as implicações que esse termo carrega para a compreensão do ser humano.



Resumo Inglês:

The text addresses some concepts from Karl Rahner’s theology following the reading of the biblical passage from Lk 15,11-32. The goal is not to bring together texts of different natures, but to use the narrative of one as a map to the reading of another. Thus, the object studied is Rahner’s theology, while the Lucan text serves as a framework for the placement of the concepts considered. However, the exercise offers us not only a key to the interpretation of Rahner’s work, but leads us to reflections that directly encounter some of the most disturbing questions of Christian spirituality today, namely, how to understand religious indifference, on the one hand, and the return of fundamentalism, on the other. In Rahnerian figures, the problem can only be posed seriously considering the notion of God’s self-communication and the implications that this term has for the understanding of the human being.