COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS E MEMÓRIAS: UM CASO DE PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Expressa Extensão

Endereço:
Rua Gomes Carneiro, 1 - Centro
Pelotas / RS
96010-610
Site: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao
Telefone: (53) 3284-3992
ISSN: 2358-8195
Editor Chefe: Marco Aurelio da Cruz Souza
Início Publicação: 31/05/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS E MEMÓRIAS: UM CASO DE PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Ano: 2022 | Volume: 27 | Número: 2
Autores: Gisele Baumgarten Rosumek, Bruna dos Santos Bosquetti, Gabriella da Silva Camacho, Maria Annelise da Fonseca Silva, Samuel Camargo Pinheiro
Autor Correspondente: Expressa Extensão | [email protected]

Palavras-chave: pesquisa e extensão universitária; patrimônio cultural; preservação da memória; tecnologias de informação e comunicação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos durante um ano de atividades do projeto de extensão “Comunicação: Tecnologias e Memórias”. O projeto realiza uma contínua pesquisa sobre a evolução histórica das tecnologias de informação e comunicação, com coleta e catálogo de objetos considerando a relação existente entre a evolução das tecnologias de informação e comunicação e as transformações nos hábitos culturais. Este relato apresenta as atividades realizadas no período de março a dezembro do ano de 2021, tendo sido realizadas (a) uma exposição física, (b) o desenvolvimento de uma plataforma para exposição virtual e (c) uma roda de conversas com profissionais de comunicação. As três ações descritas neste relato, além de contribuírem para apresentar a história e evolução dos meios de comunicação para pessoas de diferentes gerações, bem como a conexão entre esta história e a própria evolução da sociedade, oportunizaram a interação entre acadêmicos e comunidade, cumprindo seu papel enquanto extensão universitária.