COMPORTAMENTO VOCAL DE CANTORES POPULARES

Revista Cefac

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ISSN: 19820216
Editor Chefe: Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini
Início Publicação: 31/05/1999
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Fonoaudiologia

COMPORTAMENTO VOCAL DE CANTORES POPULARES

Ano: 2012 | Volume: 14 | Número: 2
Autores: Valquíria Zimmer, Carla Aparecida Cielo, Fernanda Mariotto Ferreira
Autor Correspondente: Carla Aparecida Cielo | [email protected]

Palavras-chave: voz, qualidade da voz, fonoaudiologia, música, perfil de saúde, distúrbios da voz

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

OBJETIVO: investigar aspectos do histórico, hábitos e comportamentos vocais de cantores populares, conforme o sexo e as categorias profissional e amador.
MÉTODO: entrevista com 47 cantores, 25 homens e 22 mulheres.
RESULTADOS: significância estatística nos seguintes achados: MASCULINO – microfone nos ensaios, ausência de problemas vocais diagnosticados, ausência de orientações sobre higiene vocal, dor ou desconforto após cantar, ausência de alergias e problemas respiratórios; FEMININO – aulas de canto e conhecimento sobre postura; AMADOR – não cantar dançando, não imitar vozes, ausência de avaliação otorrinolaringológica, ausência de problemas vocais diagnosticados, ausência de terapia fonoaudiológica, ausência de orientações de anatomofisiologia vocal e não utilização de álcool nos ensaios; PROFISSIONAL – rouquidão, conhecimento sobre articulação, álcool durante os shows, "garganta suja" ou pigarro, dor após cantar.
CONCLUSÕES: a comparação entre os sexos evidenciou que os homens utilizavam microfone no ensaio, não apresentavam problemas alérgicos ou respiratórios, nem problemas vocais diagnosticados, mas apresentavam sensação de dor ou desconforto após o canto e não possuíam noções sobre higiene vocal; e que as mulheres realizavam aulas de canto e possuíam orientações de postura. A comparação entre amadores e profissionais mostrou que os amadores não cantavam dançando, não imitavam vozes, não utilizavam álcool nos ensaios, e não apresentavam problemas vocais diagnosticados, mas não possuíam avaliação otorrinolaringológica, não realizavam terapia fonoaudiológica, e não possuíam conhecimento sobre anatomofisiologia vocal; e os profissionais apresentavam queixa de rouquidão, de "garganta suja" ou pigarro e de dor após cantar, e usavam álcool durante os shows, apesar de possuir conhecimento sobre articulação.



Resumo Inglês:

PURPOSE: to investigate aspects of vocal history, vocal habits and vocal behavior of popular singers, according to gender and professional and amateur categories.
METHOD: interview with 47 singers, 25 men and 22 women.
RESULTS: there were statistical significance differences in the following findings: MALE – microphone during rehearsal, absence of diagnosed voice problems, lack of assistance on vocal hygiene, pain or discomfort after singing, but no allergies or respiratory problems; FEMALES – singing lessons and awareness of posture; AMATEUR – no dancing while singing, no imitating voices, lack of otolaryngological evaluation (ENT), no diagnosed vocal problems, lack of speech-language therapy, absence of guidelines on vocal anatomy/physiology and without alcohol consumption during the rehearsals; PROFESSIONAL– hoarseness, knowledge about articulation, alcohol consumption during performance, excess throat clearing, pain after singing.
CONCLUSIONS: the comparison between genders showed male singers were using microphone in rehearsals, did not have respiratory or allergic problems, nor voice problems were diagnosed, but they had pain sensation or discomfort after singing and did not have vocal hygiene, and female singers had singing lessons and followed posture guidelines. The comparison between amateurs and professionals showed that amateur singers did not dance while singing, did not imitate voices, did not consume alcohol during rehearsals, and did not have diagnosed voice problems, but they did not have ENT evaluation, nor did they engage in speech-language therapy, and had no awareness of vocal anatomy/physiology; and the professional singers complained of hoarseness, excess throat clearing and pain after singing, and they consumed alcohol during singing, despite having knowledge about articulation.