Coleção Júlia Wanderley: Laços sociais entre fotógrafos, figuras ilustres e uma professora normalista em Curitiba (1901-1918)

Mundo Livre

Endereço:
Rua José do Patrocínio, 71 - Centro
Campos dos Goytacazes / RJ
28010-385
Site: http://periodicos.uff.br/mundolivre
Telefone: (22) 2733-0319
ISSN: 2525-5819
Editor Chefe: Samuel Alex Coelho Campos
Início Publicação: 01/06/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Coleção Júlia Wanderley: Laços sociais entre fotógrafos, figuras ilustres e uma professora normalista em Curitiba (1901-1918)

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Larissa Busnardo
Autor Correspondente: Larissa Busnardo | [email protected]

Palavras-chave: coleção, fotografia, Júlia Wanderley

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No contexto da modernização de Curitiba, intensas transformações sociais permitiram que uma figura feminina se tornasse notória na cidade: a jovem Júlia Wanderley, que foi considerada a primeira professora normalista, primeira diretora escolar, filha de um erudito, esposa de um artista e mãe adotiva. Ela teve destaque no âmbito público, mantendo enlaces sociais com figuras ilustres da cidade – algo não admissível para uma mulher na época. Logo, Júlia foi singular em relação às outras mulheres de seu tempo. Mas ela tem outra faceta pouco conhecida, como colecionadora de fotografias, resultante de seu encantamento com o novo artefato simbólico da modernidade. A Coleção Júlia Wanderley, relevante por seu volume e valor enquanto documento histórico, é objeto desta análise, que objetiva problematizar de que forma a coleção demonstra ou comprova a influência de Júlia em seu campo de interesse. Para tal análise estas fotografias serão observadas por meio do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, utilizando os conceitos da teoria social de Norbert Elias e Pierre Bourdieu.



Resumo Inglês:

In a context of Curitiba’s modernization, intense social change allowed a female figure to become notorious in the city: the young Julia Wanderley, who was considered the first female educator, first school director, daughter of an intellectual, wife of an artist and mother of an adopted child. She stood out in the public sphere, maintaining social bonds with illustrious figures in the city – something not acceptable for a woman at that time. So Julia was singular in relation to other women of that period. But she has another little-known peculiarity, being a photographs collector, consequence of her enchantment with these new symbolic artifact of modernity. The Julia Wanderley Collection, relevant for its volume and value as a historical document, is the subject of this analysis, which aims to problematize how her collection shows or proves Julia’s influence in her interest field.