A colônia brasileira como locus filosófico do pensamento vieiriano

Logos & Culturas

Endereço:
Rua Tenente Benévolo - 201 - Centro
Fortaleza / CE
60160-040
Site: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/index
Telefone: (85) 9985-5030
ISSN: 2763-986X
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 08/07/2021
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A colônia brasileira como locus filosófico do pensamento vieiriano

Ano: 2021 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Raimundo de Freitas Brito da Silva
Autor Correspondente: R. F. B. da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Vieira, colônia, escravidão

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho pretende demonstrar a reflexão do Padre Antônio Vieira acerca de problemas próprios da realidade do Brasil Colônia. É importante, para este escopo, uma exposição e leitura da história deste período, como também do próprio filósofo colocado em questão. Diz-se o filósofo e não seu pensamento na certeza de que Vieira é um homem prático, ou seja, olhar para sua vida é contemplar sua filosofia e estudar suas ideias, é entrar em contato com sua história, por isso o ambiente colonial tornou-se uma grande influência no seu pensamento e um local propício para se elaborar uma autêntica Filosofia brasileira. Desta maneira, a importância de contextualizar o jesuíta no seu tempo está no fato de que sua teoria sempre esteve fundamentalmente unida à prática de pregador, político, diplomata e filósofo, trazendo consigo a tarefa árdua de mediar o conflito entre seus princípios religiosos e as exigências da realidade, as tensões entre o ideal e o possível. Esta característica será bem expressa ao se enfatizar o tema da escravidão na colônia.



Resumo Espanhol:

Este trabajo pretende exponer la reflexión de Padre Antonio Vieira acerca de algunos problemas propios de la realidad del Brasil colonial. Es importante, para este fín, una exposición y lectura de la historia de este periodo, como también del filósofo en cuestión. Se habla del filósofo y no de su pensamiento en la certeza de que Vieira es un hombre práctico, o sea, mirar a su vida es contemplar su filosofía y estudiar sus ideas es entrar en contacto con su historia, por eso el ambiente de Brasil colonial sevolvió en una graninfluencia en su pensamiento y en lugar propicio para elaborarse una verdadera Filosofía Brasileña. De esta manera, la importancia de contextualizar el jesuíta en su tiempo está en el hecho de que su teoría siempre estuvefundamentalmente unida a la práctica de predicador, político, diplomático y filósofo, trayendo consigo la ardua tarea de mediar el conflicto entre sus principios religiosos y las exigencias de la realidad, las tensiones entre el ideal y el posible. Esta característica será bien expresada al enfatizarse el tema de la esclavitud en Brasil colonial.