Cinema Brasileiro, Cultura e formação: Um encontro na sala universitária de cinema

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ISSN: 2316-3100
Editor Chefe: Gabriela Medeiros Nogueira
Início Publicação: 30/07/1983
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Cinema Brasileiro, Cultura e formação: Um encontro na sala universitária de cinema

Ano: 2017 | Volume: 26 | Número: 2
Autores: Cíntia Langie, Carla Gonçalves Rodrigues
Autor Correspondente: Cíntia Langie | [email protected]

Palavras-chave: cinema brasileiro e educação, sala universitária de cinema, filosofias da diferença, cine brasileño y educación, cines universitarios, filosofías de la diferencia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, busco investigar relações entre o cinema brasileiro independente e a educação na atualidade. O objetivo é pensar em possibilidades para uma formação singular, aqui materializada na ideia de experiência estética, a partir de sessões alternativas de filmes nacionais. Para isso, invoco o conceito de cultura como encontro (DELEUZE, 1997), considerando a produção de sentido a partir da fruição de obras cinematográficas. Pensando em circuitos paralelos, que oferecem repertório fílmico diversificado e permitem encontros mais potentes, invisto em uma breve análise de salas universitárias de cinema. Daí advém matéria para uma experiência singular com a personagem Clara do filme brasileiro Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016), e os desdobramentos provocados por esse encontro.



Resumo Espanhol:

Este trabajo trata de investigar las relaciones entre el cine brasileño independiente y la educación en la actualidad. El objetivo es pensar en posibilidades de una formación singular, aquí encarnada en la idea de la experiencia estética, a partir de proyecciones alternativas de películas nacionales. Para tanto, presento el concepto de cultura como reunión (DELEUZE, 1997), en vista de considerar la producción de sentido a partir del disfrute de películas. Pensando en circuitos paralelos, ofreciendo diverso repertorio fílmico y permitiendo que las reuniones sean más potentes, presento un breve análisis de los cines universitarios. De aquí parte la base para una experiencia singular con el personaje Clara, de la película brasileña Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016), y las consecuencias causadas por esta reunión