Ciência Política e Natureza Humana na Trilogia Política hobbesiana

Revista Quero Saber

Endereço:
Rua Pedro Lodi - Jardim Coopagro
Toledo / PR
85903-510
Site: http://www.institutoquerosaber.org/revista
Telefone: (45) 9992-2438
ISSN: 2675-570X
Editor Chefe: Me. Junior Cunha
Início Publicação: 11/08/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Ciência Política e Natureza Humana na Trilogia Política hobbesiana

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: L. C. Y. Portela
Autor Correspondente: L. C. Y. Portela | [email protected]

Palavras-chave: Hobbes. De Cive. Ciência política. Natureza humana.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 

Na obra de Hobbes concernente à política, podem ser destacados The Elements of Law (1640), De Cive (1642) e Leviathan (1651) como textos em que as contribuições originais do filósofo ganham consistência e coerência. Distinção significativa, porém, surge da análise de sua estrutura e consecução, constituindo tema do presente artigo: a omissão, no De Cive, do início dedicado à apresentação das faculdades do homem. Situado temporalmente no centro, o projeto do De Cive parece desfazer afirmações sobre a necessidade de fundar a teoria sobre o governo na análise do homem e suas qualidades determinantes, presente em The Elements e retomada no Leviathan. Hobbes justifica a edificação de uma teoria política sem recurso ao exame da natureza do ente político pelas demandas urgentes de sua época e afirma-a legítima porquanto fundada em princípios conhecidos pela experiência. Daí surge o problema enfrentado aqui: essa mudança de trajetória expositiva, manifesta no De Cive , se confrontada com aquela percorrida nos Elements of Law e em Leviathan não afeta o caráter dedutivo e construtivo da ciência política? Pretendemos mostrar que é a compreensão restrita de natureza humana, como exposição de faculdades constitutivas, aquilo sobre que as diferenças do De Cive incidem, sem diminuir, porém, seu lugar e importância sistemática. Nossa solução reside em ressaltar (1) a distinção entre natureza humana e faculdades inerentes à natureza humana e (2) a diferença de procedimento analítico ou sintético, quando se parte da metódica consecução entre Física, Moral e Política (em Elements of Law e no Leviathan) ou da experiência universal do exercício das faculdades físicas e morais humanas, que constitui o fato do político (no De Cive).

 



Resumo Inglês:

In Hobbes' work concerning politics, The Elements of Law (1640), De Cive (1642) and Leviathan (1651) can be highlighted as texts in which the philosopher's original contributions gain consistency and coherence. A significant distinction, however, arises from the analysis of its structure and achievement, constituting the theme of this article: the omission, in De Cive, of the beginning dedicated to the presentation of man's faculties. Temporarily situated at the center, De Cive's project seems to undo claims about the need to found the theory of government on the analysis of man and his determining qualities, present in The Elements and taken up in Leviathan. Hobbes justifies the construction of a political theory without resorting to an examination of the nature of the political entity by the urgent demands of his time and affirms it to be legitimate inasmuch as it is founded on principles known to experience. Hence, the problem faced here arises: does this change in expository trajectory, manifested in De Cive, compared with that covered in Elements of Law and Leviathan, not affect the deductive and constructive character of political science? We intend to show that it is the restricted understanding of human nature, as an exposition of constitutive faculties, what the De Cive's differences focus on, without diminishing, however, its systematic place and importance. Our solution lies in emphasizing (1) the distinction between human nature and faculties inherent to human nature and (2) the difference in analytical or synthetic procedure, when starting from the methodical achievement between Physics, Morals and Politics (in Elements of Law and in Leviathan) or the universal experience of the exercise of human physical and moral faculties, which constitutes the fact of the political (in De Cive).