Características Relacionadas às Propriedades dos Elastômeros Odontológicos: Revisão

Unopar Científica Ciências Biológicas e da Saúde

Endereço:
Rua Marselha, 591 Jardim Piza
Londrina / PR
86041-140
Site: http://revista.unopar.br/biologicaesaude/
Telefone: (43) 3371-7931
ISSN: 15172570
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Biologia geral

Características Relacionadas às Propriedades dos Elastômeros Odontológicos: Revisão

Ano: 2014 | Volume: 16 | Número: 1
Autores: R. D. Guiraldo, A. C. Drumond, S. B. Berger, R. L. X. Consani, S. Consani, I. O. F. Drumond, M. A. C. Sinhoreti
Autor Correspondente: R. D. Guiraldo | [email protected]

Palavras-chave: Materiais para Moldagem Odontológica. Técnica de Moldagem Odontológica. Prótese Dentária. Sulfato de Cálcio.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre as características relacionadas às propriedades dos materiais elastômeros odontológicos. Os materiais de moldagem são utilizados em Odontologia para reprodução de detalhes anatômicos dos arcos dentários, em diferentes especialidades odontológicas, tais como: Planejamento e execução do tratamento ortodôntico, tratamentos reabilitadores na área da prótese com objetivo da confecção de modelos de estudo e de trabalho. Esta etapa da confecção de modelos convencionais e troquelizados é uma etapa importante para diversos procedimentos, podendo ser realizada com gesso a partir do molde. Para a obtenção de um modelo preciso com reprodução de detalhes e sem distorção, os materiais de moldagem devem ter alguns requisitos: fluidez suficiente para adaptação aos tecidos bucais; viscosidade suficiente para escoamento nas áreas a serem moldadas; polimerização (elastômeros) na cavidade bucal com tempo de presa adequado; após a polimerização, ausência de distorção ou rasgamento após remoção da boca; estabilidade dimensional até que o gesso seja vazado no molde; estabilidade dimensional do molde após remoção do modelo; e biocompatibilidade com os tecidos bucais. Contudo, de acordo com esta revisão de literatura, o fator de limitação não é o tipo de elastómero, mas a qualidade do gesso utilizado.