Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade

Diálogo com a Economia Criativa

Endereço:
Rua do Rosário, 90 - Centro
Rio de Janeiro / RJ
20.041-002
Site: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj/index
Telefone: (21) 2216-2049
ISSN: 2525-2828 
Editor Chefe: Veranise Jacubowski Correia Dubeux
Início Publicação: 30/04/2016
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade

Ano: 2019 | Volume: 11 | Número: 11
Autores: Gabriel Filipe Santiago Cruz, Rita Maria de Souza Couto, Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro
Autor Correspondente: Gabriel Filipe Santiago Cruz | [email protected]

Palavras-chave: ensino de design; brinquedos óticos; animação; cinema de animação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo, apresentado como trabalho no I Seminário Brasileiro de Estudos em Animação,  propõe dar continuidade a divulgação dos resultados obtidos na pesquisa da Tese Briquedos óticos animados e o Ensino de Design e ao artigo de mesmo nome publicado na revista Educação Gráfica ed. 21 de abril de 2017, que propõe uma metodologia interdisciplinar para a criação de objetos óticos, que possa ser utilizada como material didático no ensino de Design. Para isso foi proposta uma metodologia de pesquisa-ação, onde foi realizada em sala de aula uma atividade que consiste no desenvolvimento de releitura dos chamados brinquedos óticos criados entre os séculos XVII e XIX e que são considerados os antecedentes do cinema de animação. Tal atividade trouxe desafios aos estudantes de design que vivendo imersos na tecnologia digital, apresentam resistência ao uso de tecnologias analogicas na vida acadêmica e profissional. Este trabalho descreve a metodologia aplicada a pesquisa e apresenta algumas das propostas realizadas após a primeira experiência previa ja publicada.



Resumo Inglês:

This article, as presented in the I Brazilian Animation Studies Seminar, follows the divulgation efforts of the obtained results at the research performed for the “Animated Optical Toys and Design Learning” thesis and article, the latter having been presented at the XXIIth Brazilian Design Research and Development Congress, purposing an interdisciplinar methodology on the creation of optical objects fit for Design learning. A research-action methodology was devised for classroom, an activity that led students to re-think XVIIth – XIXth centuries optical toys, considered the forerunners of Animation Cinema. The activity proved challenging for the digital-minded Design students nowadays, resisting using analogic technologies in their professional and academic lives. This work presents some of the new purposes after the first experience, already published.