BOSSA NOVA E BOSSAS NOVAS: MARCOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA UMA NOVA CONCEPÇÃO ESTÉTICA E SOCIOCULTURAL.

Revista Ecos

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ISSN: 23163933
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

BOSSA NOVA E BOSSAS NOVAS: MARCOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA UMA NOVA CONCEPÇÃO ESTÉTICA E SOCIOCULTURAL.

Ano: 2014 | Volume: 16 | Número: 1
Autores: Manuela Chagas Manhães
Autor Correspondente: M. C. Manhães | [email protected]

Palavras-chave: Linguagem artístico-musical, bossa nova e suas ramificações.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A construção do movimento que foi a Bossa Nova representa uma ruptura sócio-cultural com o tipo de música que se fazia assim como a necessidade de existir um showman, não demonstrando, desta maneira, a importância dos músicos e demais relações de bastidores. Houve uma tentativa de dar à canção brasileira não só a função lúdica, refletindo os valores da sociedade vigente neste período e os atores sociais (músicos, compositores e interpretes), que estão imbuídos de uma inquietação comum que resultou em um projeto estético. Portanto, os atores sociais estavam intimamente envolvidos na estrutura do movimento cultural renovador. Por conseguinte o movimento teria ramificações, sendo o primeiro uma alusão ao Rio de Janeiro, algumas vezes com tom irônico e, por conseguinte, os demais, partindo de sua estética e produção poética musical, dariam continuidade ao processo construtor de uma nova experiência estética e identidária no cenário brasileiro.