Avaliação do Sistema de Gerenciamento das Ações de Socorro, durante as Enchentes na Zona Da Mata Meridional de Pernambuco, em 2010.

Revista FLAMMAE

Endereço:
Av. João de Barros, n.399, Boa Vista, Recife-PE, CEP 50050-180
Recife / PE
50050-180
Site: http://www.revistaflammae.com
Telefone: (81) 3182-9115
ISSN: 2359-4837
Editor Chefe: Cristiano Corrêa
Início Publicação: 31/12/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Avaliação do Sistema de Gerenciamento das Ações de Socorro, durante as Enchentes na Zona Da Mata Meridional de Pernambuco, em 2010.

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Caio Hercílio Oliveira de Souza
Autor Correspondente: Caio Hercílio Oliveira de Souza | [email protected]

Palavras-chave: Desastre Natural, Gerenciamento, Enchente, Pernambuco

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo analisa o gerenciamento das ações de socorro às vítimas das enchentes que atingiram a região da Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco no ano de 2010. O Estado de Pernambuco vivenciou, no final de abril e início de maio do ano de 2010, a força do fenômeno climático chamado “Onda de Leste”, que ocasionou, em curto espaço de tempo, uma grande quantidade de precipitação pluviométrica nas cabeceiras de vários rios da região da Zona da Mata Meridional do Estado e Região Metropolitana do Recife. O cenário gerou uma grande inundação que atingiu as cidades ribeirinhas das bacias hidrográficas existentes nas regiões mencionadas. O artigo estabelece um diagnóstico mais apurado dos protocolos de gerenciamento das ações de socorro em desastres naturais existente em 2010 no Estado de Pernambuco. O texto descreve o protocolo de gerenciamento de ações de socorro de vítimas em desastres naturais, apresenta o resultado de consulta aos profissionais que trabalharam no comando operacional e no gerenciamento tático e estratégico das ações de socorro às vítimas nos municípios mais atingidos pela enchente. A verificação da eficiência dos protocolos praticados foi realizada através da confrontação entre a doutrina estabelecida pela literatura de referência sobre o assunto no Brasil e no mundo.
Palavras-chave: Desastre Natural, Gerenciamento, Enchente, Pernambuco