O ballet clássico pode ser considerado atualmente como uma modalidade esportiva bastante difundida na sociedade, comum entre crianças e adolescentes do gênero feminino e que exige um bom nível de preparo físico, além de ser uma atividade que preconiza baixo peso corporal e, principalmente, supervaloriza a estética. Portanto, sendo o corpo do bailarino o principal meio de expressão da dança, a exposição da forma física leva a procura de se obter um corpo magro e delineado. O objetivo desse trabalho foi avaliar o estado nutricional e o comportamento alimentar de praticantes de ballet clássico de uma escola particular no centro da cidade de Londrina – PR. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa de caráter descritivo, com a participação de 27 praticantes de ballet clássico, do gênero feminino, com idade entre 10 e 19 anos. O estado nutricional das bailarinas foi avaliado a partir dos dados obtidos na avaliação antropométrica. Foram aferidas as medidas de peso e estatura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e foi calculado o percentual de gordura corporal (%GC), a partir das dobras cutâneas PCT e PCSE. Para avaliar o nível de preocupação e insatisfação com o próprio corpo e o possível risco de desenvolver transtornos alimentares foram aplicados o Teste de Atitudes Alimentares (EAT26) e o Questionário sobre Imagem Corporal (BSQ-34), e para avaliar o consumo alimentar, foi aplicado um Questionário de Freqüência de Alimentar. Foi observado que 78% das bailarinas encontram-se na faixa de eutrofia, enquanto 15% e 7% apresentam, respectivamente, sobrepeso e obesidade. O percentual de gordura corporal encontrado foi de 41% moderadamente alta, 30% alta, 22% excessivamente alta e 7% adequada. De acordo com EAT-26 foi encontrado 15% das bailarinas com score positivo (EAT+) para o desenvolvimento de transtornos alimentares e 85% apresentaram score negativo (EAT). Segundo o BSQ-34, foi observado que 67% das bailarinas não apresentam distorção da imagem corporal, entretanto, foi observada distorção leve em 19% e moderada ou grave em 7% da amostra. Com relação ao hábito alimentar foi observado o consumo freqüente de arroz, feijão e carne vermelha, e baixa ingestão de frutas, verduras e laticínios. Além disso, observou-se um elevado consumo de doces, refrigerantes e gordura pelas bailarinas. Com isso, pode-se concluir que os praticantes de ballet clássico representam um grupo de risco, e por esse motivo, é necessário realizar um acompanhamento nutricional e criar estratégias de prevenção para o desenvolvimento de distúrbios relacionados ao comportamento alimenta
The ballet can be considered as a sport now widespread in society, common in young females and requires a good level of fitness, besides being an activity that encourages low body weight and especially overvalues aesthetics. Therefore, since the main body of the dancer from the dance means of expression, the exhibition takes the physical form of seeking to achieve a lean and defined. The aim of this study was to evaluate the nutritional status and feeding behavior of practitioners of classical ballet in a private school in downtown Londrina - PR. This study characterized as a descriptive study, involving 27 practitioners of classical ballet, female, aged between 10 and 19 years. The nutritional status of the dancers was assessed from data obtained from anthropometric measurements. Were measured in weight and height to calculate body mass index (BMI) was calculated and the percentage of body fat (% BF) from triceps skinfold and subscapular skinfold. To assess the level of concern and dissatisfaction with their bodies and the possible risk of developing eating disorders were administered the Eating Attitudes Test (EAT26) and Body Image Questionnaire (BSQ-34), and to assess the food intake wasimplemented a Food Frequency Questionnaire. It was observed that 78% of dancers are in the range of normal weight, while 15% and 7% had, respectively, overweight and obesity. The percentage of body fat was found to be moderately high 41%, 30% high, 22% and 7% too high appropriate. According to EAT-26 was found 15% of dancers with positive score (EAT +) for the development of eating disorders and 85% had negative scores (EAT-). According to the BSQ-34, it was observed that 67% of dancers do not have body image distortion, however, slight distortion was observed in 19% and moderate or severe in 7% of the sample. With respect to the feeding habit was observed frequent consumption of rice, beans and red meat, and low intake of fruits, vegetables and dairy products. Moreover, there was a high consumption of sweets, soft drinks and fat by dancers. Thus, one can conclude that the practitioners of classical ballet pose a risk group, and for this reason it is necessary to conduct a nutritional monitoring and creating prevention strategies for the development of disorders related to eating behavior.