ARTICULANDO DISCURSO COM TRABALHO: REFLEXÕES BAKHTINIANAS E VIGOTSKIANAS DA CANÇÃO “CONSTRUÇÃO”

Revista Labor

Endereço:
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 750 - Quadra da FACED - Prédio do NUPER/Térreo - Benfica - Fone: +55 (85): 99939 - 7124
Fortaleza / CE
60020-060
Site: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor
Telefone: (85)991758351
ISSN: 19835000
Editor Chefe: Eneas Arrais de Araújo Neto
Início Publicação: 31/12/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

ARTICULANDO DISCURSO COM TRABALHO: REFLEXÕES BAKHTINIANAS E VIGOTSKIANAS DA CANÇÃO “CONSTRUÇÃO”

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 17
Autores: Mariana Aguiar Alcântara de Brito, Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Cássio Adriano Braz de Aquino
Autor Correspondente: Mariana Aguiar Alcântara de Brito | [email protected]

Palavras-chave: Análise de discurso; Psicologia do Trabalho; Chico Buarque.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretendeu discutir as categorias discurso e trabalho através da canção “Construção”, de autoria de Chico Buarque de Hollanda, partindo das contribuições do circulo dialógico de Bakhtin e do arcabouço da concepção materialista histórico dialética, representados aqui por autores da psicologia, como Vygotsky e Clot. A canção analisada faz parte de um contexto sócio histórico da realidade brasileira caracterizada pela ditadura militar e pela forte censura. A canção é emblemática da vertente crítica das composições do autor, configurando-se como um testemunho doloroso das relações aviltantes entre o capital e o trabalho. Contribuições acerca da noção de sujeito, do social como constitutivo do humano e de sentidos foram discutidas a luz dos referenciais citados. A análise da canção “Construção” apontou caminhos interventivos na emergência de um discurso crítico capaz de reverberar em poder de agir.



Resumo Inglês:

This paper aimed to discuss the speech and work categories through the song “Construção” written by Chico Buarque, based on contributions of Bakhtin’s dialogical circle and the framework of the dialectical and historical materialist conception, represented here by psychology authors such as Vygotsky and Clot. The song analyzed is part of a socio-historical context of Brazilian reality characterized by the military dictatorship and the strong censorship. The song is emblematic of the critical aspects of author's compositions, configuring itself as a painful testimony of degrading relations between capital and labor. Contributions about the notion of subject, social as constitutive of a human being and senses were discussed in light of the cited references. The analysis of the song “Construção” has pointed interventional paths in the emergence of a critical discourse able to reverberate in living labor.