A arte como forma de expressão social e religiosidade: análise antropológica da obra "Criança Morta"

Revista Sem Aspas

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ISSN: 2358-4238
Editor Chefe: Carlos Henrique Gileno; José Anderson Santos Cruz
Início Publicação: 27/11/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

A arte como forma de expressão social e religiosidade: análise antropológica da obra "Criança Morta"

Ano: 2018 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa, Eva Aparecida Ambrósio
Autor Correspondente: Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa | [email protected]

Palavras-chave: Criança Morta, Morte, Religiosidade, Análise Antropológica, Candido Portinari

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Exatamente no momento em que ocorre a urbanização no Brasil, quando as pessoas saem do campo para a cidade em ritmo frenético rumo às linhas de montagens das fábricas, surge o modernismo, ou seja, o movimento revolucionário expressionista que foi considerado o momento da transformação da arte. É através da arte, com expressões críticas e denunciadoras das injustiças sociais, que Candido Portinari, em 1944, apresentou ao mundo a obra Criança Morta, com a função de denunciar as mazelas da miserabilidade, o que provocou repercussão na sociedade da época. Quando indagado, Portinari respondeu que olhando o mundo, era só o que via: miséria e desolação.



Resumo Inglês:

It is precisely at the moment of urbanization in Brazil, when people leave the countryside to the city in a frantic rhythm towards the assembly lines of the factories, there arises modernism, that is, the expressionist revolutionary movement, which was considered the moment of the transformation of art. It is through art, with critical expressions and denunciations of social injustices, that Candido Portinari, in 1944, presented to the world the artwork Criança Morta, with the purpose of denouncing the miseries of miserableness, which provoked repercussion in the society at the time. When asked, Portinari replied that looking at the world, was only what he saw: misery and desolation



Resumo Espanhol:

En el momento en que ocurre la urbanización en Brasil, cuando las personas salen del campo a la ciudad en ritmo frenético hacia las líneas de montajes de las fábricas, surge el modernismo, o sea, el movimiento revolucionario expresionista, que fue considerado el momento de la transformación del arte. Es a través del arte, con expresiones críticas y denunciadoras de las injusticias sociales, que Candido Portinari, en 1944, presentó al mundo, la obra Criança Morta, con la función de denunciar a las sociedades las molestias de la miserabilidad, de forma chocante, lo que provocó repercusión en la sociedad de la época. Cuando indagado, Portinari respondió que mirando el mundo, era sólo lo que veía: miseria y desolación.