Aplicativo Carimba: uma proposta ao curso de qualificação em desenvolvimento infantil da Escola de Saúde Pública do Ceará

EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico

Endereço:
AV. Sete de Setembro, n. 1975, Bairro: Centro
Manaus / AM
69020-120
Site: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec
Telefone: (92) 3621-6792
ISSN: 2446-774X
Editor Chefe: Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Aplicativo Carimba: uma proposta ao curso de qualificação em desenvolvimento infantil da Escola de Saúde Pública do Ceará

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 10
Autores: Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil, Márcia Antônia Dias Catunda
Autor Correspondente: Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil | [email protected]

Palavras-chave: ambiente virtual, educação a distância, internet

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A pesquisa escolheu o AVA do curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). O estudo quer analisar se o ambiente é adequado ou inadequado para o tipo de público, alunos e tutores. A pesquisa propõe, como produto final, o desenvolvimento de um aplicativo off-line: o aplicativo Carimba, que permite aos alunos da capacitação, acessar o conteúdo do curso, sem precisar estar conectados à Internet, haja vista que o curso é totalmente à distância e muitos alunos não possuem acesso à internet. O aplicativo é viável e se propõe a auxiliar os estudos, elevando o nível de adesão dos alunos, agilizando o processo de transmissão de conteúdo. O estudo apoia-se na abordagem qualitativa e tem como curso metodológico, o uso da pesquisa bibliográfica, trazendo referênciais teóricos sobre Ambientes Virtuais, Educação à Distância e a eficiência dos aplicativos, além da pesquisa de campo, onde serão aplicados questionários a tutores e cursistas. As entrevistas e o relatório de observação compreendem os instrumentos da pesquisa, aplicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Um dos resultados percebidos, inicialmente, é o fato de que muitos alunos possuem dificuldades de manuseio da plataforma do curso, pois não possuem noções básicas de informática e muito menos acesso facilitado à internet. A pesquisa considerou como os maiores desafios deste trabalho, o contexto de acesso restrito à internet e o pouco conhecimento em informática. Entretanto, foram superadas devido à combinação de três elementos: plataforma acessível, tutor atuante e aluno interessado.



Resumo Inglês:

The research chose the virtual learning environment (VLE) of the Qualificationcourse in Child Development promoted by the Public Health School of Ceará (ESP-CE). The study seeks to analyze whether the environment is appropriate or not for the type of audience: students and tutors. The research proposes, as final product, the development of an offline application: the Carimba. It will allow students in training access the course contents even not being connected to the internet, since the course is at a distance in full and a large number of the students do not have internet access. The application is feasible and aims to support students ́ studies, raising the students ́adhesion rate level and speeding up the content transmission process. The study is based on the qualitative approach and it has as methodological orientation the use of bibliographical research which provides theoretical references on Virtual Environments, Distance Education and efficiency of the applications. The study will also include a field research where questionnaires will be applied to tutors and students. The interviews and the observation report comprise the research instruments applied in the VLE. Initially, one of the perceived results is that a large number of students have difficulties in handling the course platform due to they do not have basic computer skills, least of all easy access to the internet. The research considered as the main challenges the context of restricted access to the Internet and the lack of computer knowledge. Nonetheless, the challenges were overcome due to the combination of three elements: accessible platform, committed tutor and engaged student.