ANALYSIS OF THE “POKÉMON GO” ENVIRONMENT CONSIDERING THE PERVASIVE INFORMATION ARCHITECTURE

Environmental Smoke

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ISSN: 2595-5527
Editor Chefe: Dimitri de Araujo Costa
Início Publicação: 12/08/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

ANALYSIS OF THE “POKÉMON GO” ENVIRONMENT CONSIDERING THE PERVASIVE INFORMATION ARCHITECTURE

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Irvin Soares Bezerra, Dimítri de Araújo Costa, Francisco de Assis da Silva, Carlos Alberto Isaza, Geuba Maria Bernardo da Silva
Autor Correspondente: Irvin Soares Bezerra | [email protected]

Palavras-chave: Pervasive computing, Heuristics, Human-computer interaction

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na Ciência da Informação pesquisas relacionadas com a utilização da informação vêm sendo desenvolvidas com influência da informática e telecomunicações. O seu desenvolvimento foi mais acelerado no período pós-industrial em que a sociedade começou a produzir uma elevada quantidade de informações. No século XXI, o acesso à informação por meio do uso da internet por meio dos smartphones tornou-se algo ao alcance da população, proporcionando um aumento da comunicação. Diante desta temática, o presente trabalho teve como objetivo analisar o aplicativo “Pokémon GO”, considerando a Arquitetura da Informação Pervasiva em que a motivação da utilização desta temática foi o recente lançamento de aplicativos para smartphones que utilizam ambientes pervasivos, destacando o jogo que se tornou um enorme sucesso de downloads e trouxe uma grande inovação na forma de jogar. Para realização desta pesquisa, adotou-se a metodologia de pesquisa participante, na qual o usuário-pesquisador interage diretamente com o objeto pesquisado. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa. Ao utilizar o ambiente do jogo e avaliar a interação pervasiva apresentada no limiar entre o ambiente físico e digital foram consideradas as heurísticas descritas por Resmini e Rosati. Na utilização do jogo foram explorados os ambientes físicos presentes na cidade de João Pessoa, além dos momentos de interação. Nos resultados discutiu-se a aderência às heurísticas propostas e estas foram pontuadas como Presente, Parcialmente Presente e Não Presente. Por fim, os dados foram analisados, sugerindo-se melhorias tanto para o jogo, considerando a Arquitetura da Informação Pervasiva, como para o próprio ambiente.



Resumo Inglês:

In Information Science research related to the use of information has been developed, with influence of information technology and telecommunications. Its development was more accelerated in the post-industrial period when society began to produce a large amount of information. In the 21st century, access to information through the use of the Internet with smartphones has become something within reach of the population, providing an increase in communication. The objective of this work was to analyze the “Pokémon GO” application, considering the Architecture of Pervasive Information in which, the motivation of the use of this subject was the recent launch of applications for smartphones that use pervasive environments, highlighting the game that became a huge success of downloads and brought a great innovation in the way of play. For the accomplishment of this research, the participant research methodology was adopted, in which the user-researcher interacts directly with the searched object. The collected data were analyzed in a qualitative way. Using the game environment and evaluating the pervasive interaction presented at the threshold between the physical and digital environment, the heuristics described by Resmini and Rosati were considered. In the use of the game were explored the physical environments present in the city of João Pessoa, in addition to the moments of interaction. In the results, the adherence to the proposed heuristics was discussed and these were punctuated as Present, Partially Present and Not Present. Finally, the data were analyzed suggesting improvements both for the game, considering the Pervasive Information Architecture, and for the environment itself.



Resumo Espanhol:

En la Ciencia de la Información las investigaciones relacionadas con la utilización de la información se están desarrollando con influencia de la informática y las telecomunicaciones. Su desarrollo fue más acelerado en el período postindustrial en el que la sociedad comenzó a producir una gran cantidad de información. En el siglo XXI, el acceso a la información a través del uso de Internet por medio de los smartphones se volvió algo al alcance de la población, proporcionando un aumento de la comunicación. En esta temática, el presente trabajo tuvo como objetivo analizar la aplicación “Pokémon GO”, considerando la Arquitectura de la Información Pervasiva en que la motivación de la utilización de esta temática fue el reciente lanzamiento de aplicaciones para smartphones que utilizan ambientes pervasivos, destacando el juego que se convirtió en un enorme éxito de las descargas y trae una gran innovación en la forma de jugar. Para la realización de esta investigación, se adoptó la metodología de investigación participante, en la cual el usuario-investigador interactúa directamente con el objeto investigado. Los datos recogidos se analizaron de forma cualitativa. Al utilizar el ambiente del juego y evaluar la interacción pervasiva presentada en el umbral entre el ambiente físico y digital fueron consideradas las heurísticas descritas por Resmini y Rosati. En la utilización del juego se exploraron los ambientes físicos presentes en la ciudad de João Pessoa, además de los momentos de interacción. En los resultados se discutió la adherencia a las heurísticas propuestas y éstas fueron puntuadas como Presente, Parcialmente Presente y No Presente. Por último, los datos fueron analizados, sugiriendo mejoras tanto para el juego, considerando la Arquitectura de la Información Pervasiva, como para el propio ambiente.