Alpha Gruis: aula de Astronomia

Revista Insignare Scientia - RIS

Endereço:
Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, - n. 1580 - São Pedro
Cerro Largo / RS
97900-000
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS
Telefone: (49) 2049-3128
ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Alpha Gruis: aula de Astronomia

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: A. B.Fröhlich
Autor Correspondente: A. B. Fröhlich | [email protected]

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Atividade Prática, Formação Inicial.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente relato descreve uma atividade prática realizada com a turma do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Cerro Largo –RS. A aula de astronomia foi planejada entre duas bolsistas do PETCiências juntamente com a professora titular da turma. Com o objetivo de proporcionar uma aula mais dinâmica, utilizamos a simulação como metodologia, trazendo para dentro da sala materiais alternativos para serem os astros como o Sol, a Lua e a Terra. A abordagem prática sempre é a mais promissora, tirando o aluno da rotina e fazendo-o interagir com o cotidiano.

Resumo Inglês:

This report describes a practical activity carried out with the 6th Grade Elementary School class of a public school in Cerro Largo –RS. The astronomy class was planned between two PETCiências fellows together with the class teacher. In order to provide a more dynamic class, we use simulation as a methodology, bringing into the room alternative materials to be the stars like the sun, moon and earth. The practical approach is always the most promising, taking the student out of the routine and making him interact with everyday life.