ALEGORIA BENJAMINIANA

Revista FSA

Endereço:
Av. Valter Alencar, 665
Teresina-PI / PI
64.019-625
Site: http://189.43.21.151/revista/index.php/fsa/index
Telefone: (86)3215-8732
ISSN: 1806-6356
Editor Chefe: Marlene Araújo de Carvalho
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

ALEGORIA BENJAMINIANA

Ano: 2013 | Volume: 10 | Número: 3
Autores: J. B. Pereira, S. T. Lima
Autor Correspondente: Stélio Torquato Lima | [email protected]

Palavras-chave: alegoria, walter benjamin, modernidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem como objetivo analisar a releitura da História na literatura escrita por
mulheres e verificar como essa releitura reordena e completa o passado, favorecendo a
reconstrução identitária dos sujeitos históricos femininos (CUNHA, 2004). A partir do
questionamento da historiografia oficial (BENJAMIN, 1985) e dos conceitos de metaficção
historiográfica (HUTCHEON, 1999), analisam-se as obras El pergamino de la seducción
(2005), da escritora nicaraguense Gioconda Belli e Malinche (2006), da mexicana Laura
Esquivel. Nessas obras, ao dar voz a duas personagens ex-cêntricas, as autoras propõem
recontar uma nova versão dos fatos históricos desde uma perspectiva feminina, resgatando das
margens da historiografia oficial as figuras da rainha Joana I de Castilha e da índia mexicana
Malinche. Através do diálogo com a história, as narrativas problematizam o passado histórico
por meio da literatura e contribuem para desarticular as categorias conceituais de verdade,
discurso e identidade. Também contestam as formas de representação das personagens no
passado histórico e reafirmam a individualidade feminina em um mundo dominado pelo
sujeito masculino. Dessa forma, as personagens criadas fogem do estereótipo feminino que
prima pela submissão à voz masculina e pela negação do conhecimento e do poder. Com isso,
os textos revelam uma intervenção transgressora à história oficial: devolvem às figuras
femininas de Joana e Malinalli o lugar que a História e a sociedade lhes recusaram,
reconstruindo o discurso historiográfico oficial espanhol e hispano-americano.



Resumo Inglês:

Focused on showing the presence of allegory as an interpretive resource, this article mentions
its permanence in modern times from a new analytical parameter. Committed since Classical
Antiquity with the rhetoric and the rules followed by the orators, it was like a displaced
metaphor, striving for clarity and appropriateness of speech. That purpose was transfigured
throughout the Middle Ages, when its use was linked to decency and morality, a convention
which was changed in Romanticism, when it met its demise, subdued by the symbol. From
the texts proposed by Walter Benjamin, its existence was perceived as a resource illuminating
the aesthetic universe in the light of social times, presented as a figure of speech tied to the
historical context. Reflecting the spirit of the times, we adopt in this article a dialectical
perspective as a methodological that more accurately illustrates the contours assumed by
allegory in modernity. With the light of experiences in a changing world of insecurity in its
own values, it is now envisioned as an analytical category indicting of fragmented
representation of a diffuse and unstable society, allowing us to understand the scope and
limits of literature as a vehicle in critical perception of reality.