A música ocupa um lugar de destaque na cultura e na subjetividade, no mundo atual, estando bastante disseminada no cotidiano, impulsionada pelas tecnologias de produção e difusão fonográfica, e possuindo um grande poder de despertar ou forjar sentimentos, afetos, pensamentos, devaneios e outras produções anímicas. O presente artigo realiza uma discussão sobre a participação da música nos dispositivos de produção de intersubjetividade e de grupalidade. Para isso, vale-se da aproximação entre autores que se dedicaram ao estudo da música e outros que tomaram como objeto de reflexão as socialidades e paisagens atuais, constituídas no cenário urbano. O ponto de partida da discussão é o neo-tribalismo urbano e suas relações com música e o ponto de chegada é o exame da psicologia na apropriação da música em suas práticas e nas suas produções de conhecimento. Entre os pontos de partida e de chegada se coloca a discussão da música como um poderoso instrumento de afinação da subjetividade que pode compor subjetividades uníssonas ou polifônicas, dependendo de como esse instrumento é utilizado: se a serviço de estratégias de controle e padronização das produções subjetivas ou a serviço de estratégias de diversificação e pluralização da vida e das formas de existência.
Music occupies a prominent place in the culture and subjectivity of today's world, being, with the help of music production and diffusion technologies, quite pervasive in everyday life, and amassing great power to forge and awaken feelings, emotions, thoughts, daydreams and other psychic productions. This article provides a discussion of the participation of music in the devices of production of intersubjectivity and groupality; with that in mind, it is used here the aproximation between authors who have studied music and those who have taken as their object of reflection the socialities and current landscapes formed in the urban scene. The starting point of the discussion is the urban neotribalism and its relationship with music, and the point of arrival is the examination of psychology in the appropriation of music in its practices and productions of knowledge. Between the points of departure and arrival is interposed a discussion of music's position as a powerful tool for the tuning of subjectivity, which can compose unison or polyphonic subjectivities, depending on how such instrument is used, either as control and standardization of subjective productions strategies or as a path to diversification and pluralization of life and its forms of existence.
Música ocupa un lugar importante en la cultura y en la subjetividad, en el mundo actual siendo bastante generalizada en la vida cotidiana, impulsada por las tecnologias de producción y distribución fonográfico, y que tiene un gran poder de despertar sentimientos, emociones, pensamientos, reflexiones y otros producciones psíquicas. En este artículo se ofrece un análisis de la participación de música en los dispositivos de producción de grupalidad y intersubjetividad. Para lograr con este objectivo se realizó la aproximación entre los autores que han estudiado la música y otros que han estudiado socialidades y paisajes actuales, formado en la escena urbano. El punto de partida de la discusión es el neo-tribalismo urbano y su relación con la música y el punto de llegada es el examen de la psicología en la apropiación de la música en sus prácticas y en su producción de conocimiento. Entre los puntos de salida y llegada, se realiza la discusión de la música como herramienta poderosa para la sintonización de la subjetividad que puede componer un uníssono o polifonias de subjetividades, en función de como se utilice el aparato: si cómo estrategias de control y normalización de las producciones subjetivas o cómo estrategias de diversificación y pluralización de la vida y formas de existencia.