Acordo Ortográfico e a Questão do Hifen nos Compostos

Cadernos do Tempo Presente

Endereço:
Rod. Marechal Rondon, S/N - Sala 06 do CECH/DHI - Rosa Elze
São Cristóvão / SE
Site: https://seer.ufs.br/index.php/tempo/index
Telefone: (79) 3194-7548
ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Acordo Ortográfico e a Questão do Hifen nos Compostos

Ano: 2010 | Volume: 0 | Número: 1
Autores: V, Martins
Autor Correspondente: V, Martins | [email protected]

Palavras-chave: compostos, sinapsia, lexicografia, dicionários, acordo ortográfico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem como objetivo de estudo analisar o processo de lematização dos compostos antes e depois do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (2008). Como aporte teórico e metodológico, recorremos  às postulações lexicográficas de José-Alvaro Porto Dapena (2002) e à teoria da composição e  de sinapsia em Benveniste (2006). Os resultados nos permitiram observar que, por força do princípio composicionalidade, composto como pé de moleque, formado a partir do lexema pé, passou a ser considerado, pelo Dicionário Houaiss (2009), como unidade fraseológica do tipo locução e não mais como uma simples palavra composta por justaposição.

Palavras-chave: compostos, sinapsia, lexicografia, dicionários, acordo ortográfico.



Resumo Espanhol:

Este trabajo tiene como objetivo estudiar el proceso de lematización de compuestos antes y después del Acuerdo Ortográfico de la Lengua Portuguesa (2008). Como estúdios teóricos y metodológicos, utilizamos los postulados lexicográficos de José Porto Dapena, Álvaro (2002) y la teoría de la composición y sinapsis en Benveniste (2006). Los resultados permitieron observar que, en virtud del principio de composicionalidad, compuestos em pie de-, son ahora considerados por Houaiss Diccionario (2009), como expresiones fraseológicas tipo de locuciónes y no como simples palabras compuestas por yuxtaposición.

Palabras clave: Compuestos, sinapsis, lexicografía, diccionarios, reglas de ortografía.