“Out of Place and Time”: The Queer Time and Space of Milton Hatoum’s the Brothers |

Nova Revista Amazônica

Endereço:
Alameda Leandro Ribeiro, s/n, - Aldeia
Bragança / PA
68600000
Site: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra
Telefone: (91) 3425-1209
ISSN: 2318-1346
Editor Chefe: César Augusto Martins de Souza
Início Publicação: 01/01/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

“Out of Place and Time”: The Queer Time and Space of Milton Hatoum’s the Brothers |

Ano: 2013 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Davi Silva Gonçalves
Autor Correspondente: D. S. Gonçalves | [email protected]

Palavras-chave: amazônia, literatura, hatoum, pós-colonialismo, teoria Queer

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

De acordo com Juana Rodríguez (2010) perspectivas queer transcendem significados précondicionados no que concerne à conceitos normativos do mundo que nos cerca (p. 338). Stuart Hall (1996), por sua vez, afirma que o sujeito pós-colonial autoriza a proliferação de movimentos culturais que contribuem para a desconstrução e descentralização de discursos eurocêntricos e essencialistas (p. 248). Tendo isto em mente, o contexto desse artigo engloba o romance The Brothers (2002), com o propósito de identificar como Milton Hatoum acaba por problematizar o espaço e tempo da Amazônia como interpretados por discursos hegemônicos. Promovendo uma ponte relevante entre perspectivas queer e o sujeito pós-colonial, analisa-se como o posicionamento do narrador em uma margem pós-moderna, como articulado por Santiago Colás (1994), é contrário à linearidade do imaginário ocidental. A Amazônia em The Brothers (2002) (re)presenta um mundo significante em si, e não um estágio vazio do desenvolvimento humano, aonde o tempo e espaço não são mais tão facilmente categorizados à maneira da hegemonia. A conclusão, desta maneira, desmistifica uma construção histórica singular, imposta pela hegemonia, tão questionada por Eduardo Galeano (1997, p.4) quando este argumenta que não existe apenas uma maneira para que um espaço se desenvolva. Existem, na verdade, diversas.



Resumo Inglês:

According to Juana María Rodríguez (2010) queer perspectives allow bodies and acts to be disentangled from preconditioned meanings regarding normative conceptualisations of the world that surrounds us (p. 338), while, to Stuart Hall (1996), the postcolonial allows deviating cultural movements to proliferate, thence contributing to the deconstruction and decentralisation of essentialist Eurocentric discourses (p. 248). Taking that into account, the context of this essay comprises Milton Hatoum’s novel The Brothers (2002), aiming at identifying how Milton Hatoum problematises the space and time of the Amazon as interpreted by hegemonic discourses. Therefore, promoting a profitable bridge between queer perspectives and the postcolonial subject, this study analyses how Hatoum’s narrator positioning on a postmodern margin, as articulated by Santiago Colás (1994), debunks the mainstream linearity of Western imaginary. The Amazon of The Brothers (2002) (re)presents a world significant in itself, rather than an empty stage of human development, wherein time and space are no longer so easily encapsulated as hegemony wishes. The conclusion, hence, demystifies a singular construction of history recurrently questioned by Eduardo Galeano (1997) since it poses that “there is no other way” (p. 4) for a space to develop. There are, actually, many.