“Multiperspectividade” e controvérsias no documentário “Guerra do Paraguai – a nossa grande guerra”

Revista Nupem

Endereço:
Avenida Comendador Norberto Marcondes, 733 - Centro
Campo Mourão / PR
87303-100
Site: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem
Telefone: (44) 3518-1874
ISSN: 2176-7912
Editor Chefe: Frank Antonio Mezzomo
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

“Multiperspectividade” e controvérsias no documentário “Guerra do Paraguai – a nossa grande guerra”

Ano: 2019 | Volume: 11 | Número: 23
Autores: Eder Cristiano de Souza, Alba Beatriz Salinas Benítez
Autor Correspondente: Frank Mezzomo | [email protected]

Palavras-chave: Guerra do Paraguai, multiperspectividade, indústria cultural

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O documentário “Guerra do Paraguai: a nossa grande guerra” (RUAS, 2015) aborda a história da Guerra do Paraguai, mesclando depoimentos de intelectuais e figuras públicas com a narração dos fatos, ilustrados pela dramatização/reconstituição das cenas narradas. Ao analisar esta produção, o presente artigo visa refletir sobre as formas pelas quais a indústria cultural difunde produções que se apropriam de questões históricas e constituem noções e sentidos que são partilhados socialmente. O conceito central é a multiperspectividade expressa na obra e o problema identificado relaciona-se ao fato desta inclinar-se a um relativismo simplista e criar uma visão negativa da nação paraguaia no processo histórico em questão, explicitando também inclinações ideológicas no debate historiográfico.



Resumo Inglês:

The documentary “Guerra do Paraguai: a nossa grande guerra” (RUAS, 2015) covers the history of the Paraguayan War, blending testimonies of intellectuals and public figures with the narrative of the facts, illustrated by the dramatization/reconstruction of the narrated scenes. In analyzing t his production, this paper aims at reflecting on the ways in which the cultural industry disseminates productions that appropriate historical issues and constitute notions and meanings that are socially shared. The central concept is the multiperspectivity expressed in the documentary and the identified problem is related to the fact that this is inclined to a simplistic relativism and creates a negative view of the Paraguayan nation in such historical process, also explaining ideological inclinations in the historiographic debate.



Resumo Espanhol:

El documental “Guerra do Paraguai: a nossa grande guerra” (RUAS, 2015) cubre la historia de la Guerra de Paraguay, mezclando testimonios de intelectuales y figuras públicas con la narración de los hechos, ilustrada por la dramatización/reconstrucción de las escenas narradas. Al analizar esta produ cción, este artículo reflexiona acerca de las formas en que la industria cultural difunde producciones que se apropian de cuestiones históricas e instituyen nociones y significados que se comparten socialmente. El concepto central es la multiperspectividad expresada en el trabajo y el problema identificado se relaciona con el hecho de que esto se inclina hacia un relativismo simplista y crea una visión negativa de la nación paraguaya en el proceso histórico en cuestión, además de explicitar las inclinaciones ideológicas en el debate histórico.