“Eu tenho algo a dizer”/“Aqui tem voz”: costumes em comum

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ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

“Eu tenho algo a dizer”/“Aqui tem voz”: costumes em comum

Ano: 2017 | Volume: 8 | Número: 4
Autores: Roberto Camargos
Autor Correspondente: Roberto Camargos | [email protected]

Palavras-chave: rap, performance discursiva, sensibilidade popular

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo promovo um mergulho no universo musical e cultural do rap para captar, em composições produzidas no Brasil entre o final dos anos 1980 e os tempos atuais, elementos para analisar como a idéia de poder da palavra se transformou – ou foi forjada – em um dos valores fundamentais da prática cultural e musical dos rappers brasileiros. A hipótese é que a defesa dessa idéia criou e alimentou a postura que vê no poder da palavra um espaço de intervenção, um modo de se fazer presente na sociedade, de colocar em circulação leituras de mundo e sentimentos que não fazem parte dos valores hegemônicos que marginalizavam, por exemplo, negros e pobres.

Palavras-chave: rap, performance discursiva, sensibilidade popular



Resumo Inglês:

In this article I promote a dip in the musical and cultural universe of rap to capture, in compositions produced in Brazil between the late 1980s and present times, elements to analyze how the idea of word power has been transformed – or forged – into a of the fundamental values of the cultural and musical practice of Brazilian rappers. The hypothesis is that the defense of this idea created and nourished the posture that sees in the power of the word a space of intervention, a way of making itself present in the society, of putting into circulation world readings and feelings that are not part of the hegemonic values that marginalized, for example, blacks and the poor.

Keywords: rap, discursive performance, popular sensibility