Kairós

Endereço:
Rua Tenente Benévolo - 201 - Centro
Fortaleza / CE
60160-040
Site: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/index
Telefone: (85) 9985-5030
ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

“Da questão do homem à questão de Deus": a transcendência em Juan Alfaro

Ano: 2012 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: J. Castelo Branco
Autor Correspondente: J. Castelo Branco | [email protected]

Palavras-chave: Homem. Deus. Imanência. Transcendência.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é mostrar a importância da questão do transcendente à compreensão do homem no pensamento de Juan Alfaro. O Autor está convencido de que somente na abertura ao que vai além da dimensão intramundana se pode compreender o sentido da vida do homem. Interessa o seu percurso na procura de uma abordagem teológica ampla sobre a pessoa humana, desde as questões e pressupostos subjacentes no seu método, para se chegar à relação entre a questão do homem e a questão de Deus à luz das relações do homem com o mundo, os outros, a morte e a história antes de tecer algumas conclusões.



Resumo Francês:

Le but de cet article est montrer l'importance de la question du transcendante pour la compréhension de la question de l'homme selon Juan Alfaro. Pour l'auteur, seulement dans l'ouverture a tout que surmonte la dimension purement mondenne c'est possible comprendre le sens de la vie humain. Notre parcours parti de la recherche de une plus ample abordage teologique sur la personne humaine, debutant pour les questions et les conjectures sous-jacents dans le méthode de l'immanence, pour arriver à la relation entre la question de l'homme et la question de Dieu dans les rapports de l'homme avec le monde, les outres, la mort et la histoire.