“A VIDA É BELA”, DE ROBERTO BENIGNI: UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Revista Binacional Brasil-Argentina

Endereço:
Praça Sá Barreto - s/n - Centro
Vitória da Conquista / BA
45000625
Site: http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/index
Telefone: (77) 3421-3894
ISSN: 2316-1205
Editor Chefe: José Rubens Mascarenhas de Almeida
Início Publicação: 30/06/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

“A VIDA É BELA”, DE ROBERTO BENIGNI: UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Ano: 2019 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: J. S. Sampaio
Autor Correspondente: J. S. Sampaio | [email protected]

Palavras-chave: A vida é bela, Figuração, Memória, Roberto Benign

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende compreender as condições e possibilidades que permitiram a produção do filme A vida é bela, dirigido por Roberto Benigni. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a analisar a trajetória do referido diretor, levantando a hipótese de que, ao assumir determinados posicionamentos expressos na produção fílmica, torna-se evidente a influência do aprendizado estruturado por uma teia de relacionamentos estabelecidos por Benigni. Para esse fim, traçou-se a trajetória do cineasta, tomando-o como um elemento central que concentra todas as referências articuladas de uma memória das interdependências. Trata-se de pautar a construção da memória que se revela como inspiração no processo criativo do referido filme.



Resumo Espanhol:

Este artículo pretende comprender las condiciones e posibilidades que permitieron la producción de la película La  vida  es  bella,  dirigida  por  Roberto  Benigni.  En  este sentido,  esta  investigación propone analizar  la  trayectoria del referido director, planteando lahipótesis de que, al asumir  ciertas  posiciones  expresadas  en  la  producción cinematográfica, se hace  evidente la influencia   del aprendizaje   estructurado   por   una   red   de   relaciones establecidas por Benigni.   Con ese fin, se trazóla trayectoria  del  cineasta, tomándolo  como  un  elemento central  que  concentra  todas  las referencias articuladas  de unamemoria de  interdependencias.  Se  trata  de  guiar  la construcción  de la memoria que se revela  como inspiración en el proceso creativo de la película referida.