Entrevista com Sebastião Josue Votre

Revista Linguística Rio

Endereço:
Av. Horácio Macedo, s/n, Faculade de Letras – UFRJ, sala F321,Cidade Universitária
Rio de Janeiro / RJ
21941-598
Site: http://www.linguisticario.letras.ufrj.br
Telefone: (21) 3938-9710
ISSN: 2358-6826
Editor Chefe: Ademir Veroneze Júnior, Aline dos Santos Oliveira, Amanda Araújo de Moura, Claudio Padua, Dany Gonçalves, Debora de Almeida Pinto, Guilherme Duarte Borges, Jean da Silva Gomes, Raissa Cumán, Rodrigo da Silva Rosa, Sara Adelino, Wellington de Almeida
Início Publicação: 31/08/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

Entrevista com Sebastião Josue Votre

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: P.T. Medeiros, T.O.M. Sampaio
Autor Correspondente: T.O.M. Sampaio | [email protected]

Palavras-chave: Sebatião Votre, Gramaticalização, Linguística Funcional, Sociolinguística, Entrevista

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Catarinense, Sebastião Votre fez graduação na Universidade de Santa Maria, mestrado na PUC do Rio Grande do Sul e, em seguida, cursou o doutorado na UFRJ e na PUC-Rio, orientado por um dos maiores nomes da Linguística nacional, Anthony Naro. Após seu doutoramento, Votre liderou, com Naro, a fundação do Projeto de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL - UFRJ), e fundou o Grupo Discurso e Gramática (D&G - UFRJ), o primeiro grupo a trabalhar com gramaticalização no Brasil. Após este pontapé inicial, estes estudos se difundiram para a UFF, a UFSC, a UFJF e para a UFRN.
A carreira de Sebastião Votre sempre foi muito ativa. Em sua vida acadêmica, ele acumulou 111 artigos, 35 livros publicados e organizados e 44 capítulos de livros escritos. No que diz respeito à orientação acadêmica, Votre formou 71 mestres e 27 doutores ao longo de sua carreira, entre eles, nomes bastante conhecidos como os de Mariângela Rios, Maria Angélica Furtado, Lilian Ferrari, Maria Maura Cezario e Mário Martelotta. Independentemente dos números, a experiência acadêmica de Votre o qualifica como um nome de peso na disciplina e uma importante influência para as próximas gerações de linguistas.