Parto da Viola para "Orpheu": Amadeo de Souza-Cardoso, o sensacionismo e os "hors-textes" de "Orpheu 3"
Anuário De Literatura
Parto da Viola para "Orpheu": Amadeo de Souza-Cardoso, o sensacionismo e os "hors-textes" de "Orpheu 3"
Autor Correspondente: an | [email protected]
Palavras-chave: amadeo de souza-cardoso, revista orpheu, sensacionismo, fernando pessoa, almada negreiros
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Resumo Português:
Trou de la Serrure Parto da Viola Bon ménage Fraise Avant-garde é o longo tÃtulo de um quadro do pintor português Amadeo de Souza-Cardoso. Parto da Viola (abrevio desta forma) foi pintado em Manhufe (terra natal de Amadeo no norte de Portugal) no perÃodo em que eclodia a revista Orpheu, em Lisboa. Apesar da frequente inclusão do pintor na história da revista (em grande parte devedora da narrativa de Almada Negreiros), ainda poucos estudos expandiram a relação entre as obras de Amadeo de Souza-Cardoso e no enquadramento artÃstico de Orpheu. O movimento sensacionista, criado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, potencia várias abordagens aos contributos literários e plásticos. Neste artigo, centrar-me-ei na sensação e na sinestesia, uma das vertentes do sensacionismo. Após a contextualização artÃstica e interdisciplinar de Orpheu, revela-se o resultado de uma investigação no espólio de Amadeo de Souza-Cardoso que pode reforçar o lugar de Amadeo na história da revista modernista.