ROLE PLAYING GAMES NO ENSINO DO MARKETING: UMA EXPERIÊNCIA COM O RPG DIDÁTICO
Revista Eletrônica de Educação
ROLE PLAYING GAMES NO ENSINO DO MARKETING: UMA EXPERIÊNCIA COM O RPG DIDÁTICO
Palavras-chave: role playing games e educação, role playing games e ensino do marketing, ensino do marketing, rpg didático
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este relato apresenta e discute o uso dos Role Playing Games (RPGs) no
ensino do Marketing, especificamente, em disciplinas ministradas nos cursos
de Administração e de Hotelaria da Escola Técnica Estadual Albert Einstein –
Casa Verde, São Paulo (estado de São Paulo) –, no segundo semestre de
2005. Primeiro, discorre sobre o RPG didático, alternativa constituÃda a partir
dos RPGs tradicionais e dos livros-jogos, a qual, combinando caracterÃsticas de
ambos, mostrou-se adequada para a sala de aula. Em seguida, sua aplicação é
exemplificada por meio de duas aventuras: Decisões de Produto no Planeta
Mercadológico e Os Quatro Pergaminhos e o Segredo do Marketing Mix. A
primeira, aplicada na turma de Administração, teve como objetivo simular
práticas do Marketing; a segunda, percorrida pelos discentes de Hotelaria,
buscou transmitir e fixar conceitos da disciplina. O RPG didático proporcionou a
realização da simulação de tomadas de decisão referentes ao desenvolvimento
de um novo produto e promoveu um contato no lúdico com os componentes do
composto de Marketing. Além disso, o seu uso foi bem recebido pelos alunos,
como apontaram os resultados de uma pesquisa feita no término do semestre:
mais de 80% dos discentes de Administração e de Hotelaria considerou ótimo o
emprego do RPG na sala de aula.
Resumo Inglês:
Role Playing Games in the teaching of Marketing: an experience with
teaching RPG
This paper presents and discusses the use of Role Playing Games (RPG’s) on
Marketing teaching, particularly, on Marketing disciplines which were given in
Management and Hospitality courses at Escola Técnica Estadual (ETE) Albert
Einstein – situated in Casa Verde, São Paulo city (São Paulo state) –, during
the second semester of 2005. First, it talks about the educational RPG, an
alternative that derives from traditional RPG and from game-books, that has
proved to be appropriate for class uses. After this, the paper exemplifies its
application through two adventures: Decisões de Produto no Planeta
Mercadológico and Os Quatro Pergaminhos e o Segredo do Marketing Mix. The
goal of the first adventure was to simulate Marketing practices (especially those
from products development process); on the other hand, the second adventure
attempted to convey and fix some concepts in student’s minds. The educational
RPG has allowed students to simulate product development decisions and has
also promoted a ludic contact with components of Marketing Mix. Its use was
appreciated by students, as it has been demonstrated by the results of an
inquiry made at the end of the course: more than 80% of students from both
courses have considered a great deal the use of RPG in class.