A flor do sertão: imagens femininas em A Violeta

Caderno Espaço Feminino

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ISSN: 19813082
Editor Chefe: Vera Lúcia Puga
Início Publicação: 30/06/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A flor do sertão: imagens femininas em A Violeta

Ano: 2007 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: Carlos Alexandre Barros Trubiliano, Carlos Martins Júnior
Autor Correspondente: Carlos Alexandre Barros Trubiliano | [email protected]

Palavras-chave: imprensa, mulher, identidade, representação, história

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Estado Novo (1937-1945) foi um período
de significativas mudanças para o Mato Grosso. O programa
de colonização intitulado Marcha para Oeste, anunciado
pelo Presidente Vargas, em 1937, renovou não só as
perspectivas de desenvolvimento para o Estado, mas, ao
mesmo tempo, abriu a possibilidade da chegada de novos
agentes sociais. Levando-se em consideração essa configuração
e que, sobretudo na primeira metade do século
XX, os jornais se apresentavam como espaços privilegiados
nos quais as elites dominantes travavam seus embates,
expressavam pontos de vista políticos e emitiam seus projetos
de desenvolvimento econômico e ordenamento da
sociedade, este trabalho centrou no estudo sobre a revista
mato-grossense A Violeta entre 1937-1945, observando
especificamente a maneira como a imprensa representava
as mulheres, por que e de que maneira eram reproduzidas
tais representações e qual o lugar social de sua produção.



Resumo Inglês:

The New State (1937-1945) was a period of
significant changes for the state of Mato Grosso. The so
called ‘Marcha para Oeste’ settlement program, which was
announced by President Vargas in 1937 renewed not only the perspectives of development for the state but at the
same time opened the possibility for new social agents’
arrivals. In the first half of the twentieth century newspapers
were privileged spaces for the dominant elites to
defend their theories, express political points of view, and
present their projects of economical development and
society order. Considering this configuration, this work is
centered on the study of the Mato Grosso magazine ‘A
Violeta’ (1937-1945) specifically observing the way press
represented women, why and in which way representations
were re-produced and what was the social place of that
production.