Nos Rastros de Hyppolite: A Pintura Popular Haitiana entre religião e arte

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Depto. de Ciências Sociais/Centro de Letras e Ciências Humanas Universidade Estadual de Londrina - Campus Universitário
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Site: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes
Telefone: (43) 3371-4456
ISSN: 2176-6665
Editor Chefe: Raquel Kritsch
Início Publicação: 01/01/2001
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Sociologia

Nos Rastros de Hyppolite: A Pintura Popular Haitiana entre religião e arte

Ano: 2020 | Volume: 25 | Número: 3
Autores: Julia Vilaça Goyatá
Autor Correspondente: Julia Vilaça Goyatá | [email protected]

Palavras-chave: Haiti, vodu, pintura popular, arte, religião

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Resumo Português:

Este artigo, baseado em uma etnografia com documentos históricos, procura refletir sobre as práticas de construção da chamada “arte popular” no Haiti da metade do século XX. Para tal, acompanha a criação e os primeiros anos de funcionamento do Centre d’Art, centro de produção e divulgação das artes plásticas haitianas criado em 1944, e a circulação de suas primeiras exposições para o exterior. Dá-se ênfase especialmente à narrativa articulada pela instituição em torno do célebre pintor e sacerdote vodu Hector Hyppolite (1894-1948) que, argumento, é tido ele mesmo como uma espécie de artefato em circulação. O trabalho e a própria figura de Hyppolite funcionam, assim, como a imagem condensada de um “Haiti popular” que se queria projetar naquele momento, marcado por suas raízes africanas expressas tanto no campo religioso quanto artístico.