ANÁLISE DE DISCURSO E ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA COM SUJEITOS SURDOS ENTRE-LÍNGUAS: DIZERES SOBRE O RACISMO E SUJEITO NO BRASIL DO SÉCULO XIX E SUA INSISTÊNCIA NO XXI
Revista Araticum
ANÁLISE DE DISCURSO E ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA COM SUJEITOS SURDOS ENTRE-LÍNGUAS: DIZERES SOBRE O RACISMO E SUJEITO NO BRASIL DO SÉCULO XIX E SUA INSISTÊNCIA NO XXI
Autor Correspondente: L. L. B. Buscácio | [email protected]
Palavras-chave: Análise de discurso; Literatura; Educação; Surdo; LIBRAS
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Com base na Análise de discurso (PÊCHEUX, 2008, 2009, 2011; ORLANDI, 1984, 2002), relato procedimentos metodológicos de uma prática realizada na disciplina de literatura com aprendizes surdos no Ensino Médio do CAP-INES. Ao abordar o período considerado como Realismo/ Naturalismo no Brasil, trabalhamos com o discurso sobre o racismo na formação do Brasil-nação no século XIX e seus efeitos até hoje, analisando diferentes materiais, como O mulato (1881), de Aluísio de Azevedo, a pintura A redenção de Cam (1895), de Modesto Brocos; além de materiais de arquivo coletados em sites institucionais e redes sociais. O trabalho resultou na assunção de um lugar de leitor pelos aprendizes surdos, possibilitando que gestos de leitura sobre a temática fossem relacionados ao próprio lugar de sujeito na experiência com o discurso.
Resumo Inglês:
Based on the Discourse analysis PÊCHEUX, 2008, 2009, 2011; ORLANDI, 1984, 2002), I report methodological procedures of a practice performed in the literature discipline with deaf learners in High school at the CAP-INES. In addressing the Realism / Naturalism period in Brazil, we worked with the discourse about racism in the formation of Brazil-nation in the 19th century and its effects until today, analyzing different materials, such as O mulato (1881), by Aluísio de Azevedo, painting The redemption of Cam (1895), by Modesto Brocos; in addition to archival materials collected on institutional websites and social networks.The work resulted in the deaf learners assuming a place as a reader, enabling reading gestures on the theme to be related to the subject's own place in the experience with the discourse.