Acionar palavras, gestos, cor e som – teatralidade e performatividade na escrita de Caio Fernando Abreu
DAPesquisa
Acionar palavras, gestos, cor e som – teatralidade e performatividade na escrita de Caio Fernando Abreu
Autor Correspondente: Thaís Antônio Carli | [email protected]
Palavras-chave: teatralidade, performatividade, escrita
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este ensaio é fruto da pesquisa acerca dos estudos sobre a teatralidade textual e seus aspectos performativos, dialogando com a dramaturgia brasileira contemporânea que tem como objeto de análise contos extraídos do livro Morangos Mofados do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, aqui tratado como Caio F. Dedico atenção especial aos contos Além do Ponto e Terça-feira gorda onde problematizo a presença da teatralidade em textos não-dramáticos e a performatividade da escrita de Caio F. buscando os pontos de contato entre a teoria literária e os mecanismos que tornam evidentes a verificação destes fenômenos em sua obra, contemplando os modos como o material é apresentado
Resumo Inglês:
This essay is about the result of research studies on the theatricality textual and performative aspects, in dialogue with contemporary Brazilian drama that has as its object of analysis taken from the book tales of Morangos Mofados writer Caio Fernando Abreu, here treated as Caio F. I dedicate special attention to the stories Além do Ponto and Terça-feira gorda which discusses the presence of theatricality in non-dramatic texts and performative writing Caio F. seeking points of contact between literary theory and the mechanisms that make evident the occurrence of such phenomena in his work, contemplating the ways in which the material is presented.