“O dengo que a nega tem”: representações de gênero e raça na obra de Dorival Caymmi
Artcultura
“O dengo que a nega tem”: representações de gênero e raça na obra de Dorival Caymmi
Autor Correspondente: André Rocha Leite Haudenschild | [email protected]
Palavras-chave: Dorival Caymmi; mulata; música popular brasileira.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O artigo aborda algumas das configurações de gênero e raça na obra do compositor Dorival Caymmi, cujas representações poéticas se expressam em múltiplos significantes: a “baianaâ€, a “negaâ€, a “pretaâ€, a “mulata†e a “morenaâ€. Com esse intuito, recorreremos à mediação conceitual dos estudos culturais pós-coloniais para desvendar o olhar de um sujeito lÃrico duplamente obcecado pela exaltação à baiana arquetÃpica, como sÃmbolo autêntico de nacionalidade, e pelo elogio da baianidade, como força motriz de uma ancestralidade original
Resumo Inglês:
The article discusses gender and race in the work of the composer Dorival Caymmi, who expresses his poetic representations through multiple significants: the “baianaâ€, the “negaâ€, the “pretaâ€, the “mulata†and the “morenaâ€. To this end, we will resort to the conceptual mediation of post-colonial cultural studies to unveil the desiring gaze of a lyrical subject obsessed by the exaltation of the archetypal baiana as an authentic symbol of nationality, and the praise of I as the driving force an original ancestry.