(Words and) Images of power in Pier Paolo Pasolini's Petrolio

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais

Endereço:
Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, 215 - Faculdade FDV - Santa Lúcia
Vitória / ES
29056295
Site: http://www.fdv.br
Telefone: (27) 3041-3669
ISSN: 2175-6058
Editor Chefe: Profa. Dra. Elda Coelho de Azevedo Bussinguer
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Direito

(Words and) Images of power in Pier Paolo Pasolini's Petrolio

Ano: 2019 | Volume: 20 | Número: 3
Autores: Alberto Vespaziani
Autor Correspondente: Alberto Vespaziani | [email protected]

Palavras-chave: Pasolini, Power, Petrólio, Society, Literature

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta contribuição se concentra em um romance inacabado, Petrólio, de Pier Paolo Pasolini, para refletir sobre a natureza e as imagens do poder, interpretadas por um dos maiores intelectuais italianos do pós-guerra. A tese central é que, enquanto a sociedade camponesa e fascista se baseava no comando masculino, na força normativa da tradição, a sociedade de consumo contemporânea se baseia na persuasão feminina, no impulso de se conformar e não se diferenciar. No entanto, enquanto o autoritarismo patriarcal permitiu a rebelião emancipatória, a homologação consumista foi capaz de impedir formas de resistência, disseminando o poder em uma rede infinita de relações, cujo enredo não pode ser dissolvido. A leitura de Petrólio convida o jurista a não se concentrar exclusivamente nos aspectos racionais das regras e procedimentos que limitam o poder, mas também a se dedicar a refletir sobre as duas dimensões do poder, o discursivo e o estético.



Resumo Inglês:

This contribution focuses on an unfinished novel, Petrólio by Pier Paolo Pasolini to reflect on nature and images of power, as interpreted by one of the greatest Italian post-war intellectuals. The central thesis is that while the peasant and fascist society was based on the male command, on the normative force of tradition, the contemporary consumer society is based on female persuasion, on the push to conform and not to differentiate. However, while patriarchal authoritarianism allowed emancipatory rebellion, consumerist homologation was able to prevent forms of resistance by disseminating power in an infinite network of relationships, whose plot cannot be dissolved. The reading of Petrólio invites the jurist not to focus exclusively on the rational aspects of the rules and procedures that limit power, but also to devote herself to reflecting on the two dimensions of power, the discursive and the aesthetic.