WHO LISTENS TO THE WATCHMEN? A SOUND STUDY ON THE FILMIC ADAPTATION WATCHMEN
Estação Literária
WHO LISTENS TO THE WATCHMEN? A SOUND STUDY ON THE FILMIC ADAPTATION WATCHMEN
Autor Correspondente: MARCHI, A., BAILER, C., KREMER, M. M., KAWAMOTO, Marcia T. M. | [email protected]
Palavras-chave: Watchmen, Análise Sonora, Adaptação FÃlmica, História em Quadrinhos / Watchmen, Sound Study, Filmic Adaptation, Graphic Novel
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Analisar a função dos sons nos filmes pode revelar-se complicado. Ao assistir um filme, os indivÃduos tendem a prestar mais atenção aos aspectos visuais. Assim, o som é geralmente esquecido e tomado como um simples pano de fundo para a encenação e a narrativa. A presente discussão foca na importância do som no filme Watchmen (2009), adaptado da história em quadrinhos epônima. A análise do som baseada na teoria de Bordwell e Thompson (1996) revela: 1) a importância do som para os filmes; 2) o uso de músicas para ilustrar certas situações históricas do enredo; 3) melhor entendimento do uso dos sons diegéticos e não-diegéticos na ficção.
Resumo Inglês:
Sound can be a tricky aspect in film analysis. Upon watching a movie, people tend to pay attention to visual aspects. Thus, sound is generally forgotten, observed as a merely background to mise-en-scène and narrative. The present discussion raises the relevance of sound in the film Watchmen (2009), adapted from the eponymous graphic novel. The sound analysis based on Bordwell and Thompson’s theory (1996) suggests that the observation of such aspect unveils: (1) the importance of sound phenomenon to the movies; (2) the use of songs to illustrate certain historical situations; (3) a better understanding of the different use of diegetic and non-diegetic sound in fiction.