WHISTLIN’ PAST THE GRAVEYARD: QUIETISM AND PHILOSOPHICAL ENGAGEMENT

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ISSN: 19822928
Editor Chefe: Araceli Velloso
Início Publicação: 30/06/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

WHISTLIN’ PAST THE GRAVEYARD: QUIETISM AND PHILOSOPHICAL ENGAGEMENT

Ano: 2005 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Manuel de Pinedo Garcia
Autor Correspondente: Manuel de Pinedo Garcia | [email protected]

Palavras-chave: quietismo, Wittgenstein, John McDowell, particularismo, linguagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

nos últimos anos, John McDowell tem proposto uma concepção de filosofia em que o objetivo da disciplina não é oferecer teses substanciais, mas antes revelar modos de pensar e premissas ocultas que estão na base da filosofia construtiva. Esta visão terapêutica tem sido chamada ‘quietismo’ e deve muito a algumas idéias favoritas de Wittgenstein ao longo de toda a sua vida. No entanto, a obra de Wittgenstein (e, talvez, também a de McDowell) parece oscilar entre duas compreensões de quietismo: pode-se ser quietista por não macular aquilo que é mais importante com discussões explícitas ou pode-se ser quietista por não ter nada a dizer. Argumentare- mos que o segundo tipo do quietismo não implica recusar em se ocupar com a filosofia do passado, nem tampouco adotar uma atitude contemplativa. A concentração sobre o particular, em ética tanto quanto em qualquer outra área da filosofia, é suficiente para minar as ambições universalistas da filosofia tradicional e descortinar um aumento na ação filosófica.



Resumo Inglês:

In recent years, John McDowell has proposed a conception of philosophy in which the aim of the discipline is not to offer substantive theses, but rather to disclose ways of thinking and hidden premises that are at the basis of constructive philosophy. This therapeutical vision has been called ‘quietism’ and owes much to some ideas dear to Wittgenstein throughout his life. However, Wittgenstein’s work (and, perhaps, also McDowell’s) seems to oscillate between two understandings of quietism: one can be quiet by not tainting that which is most important with explicit discussion or one can be quiet because there is nothing to be talk about. It will be argued that the second kind of quietism does not imply refusal to engage with the philosophy of the past nor to adopt a contemplative attitude. Concentration on the particular, in ethics as much as in any other area of philosophy, is sufficient to undermine the universalist ambitions of traditional philosophy and to look forward to an increase in philosophical action.