Walter Benjamim e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) do MST: aproximações e cruzamentos

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ISSN: 2675-0090
Editor Chefe: Francisco Horácio da Silva Frota
Início Publicação: 01/07/2019
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política

Walter Benjamim e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) do MST: aproximações e cruzamentos

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: M.L.Paz, D.B.Oliveira
Autor Correspondente: M.L.Paz | [email protected]

Palavras-chave: walter benjamim, enff, esperança

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo precípuo do corrente artigo é tecer aproximações entre o pensamento revolucionário-romântico do filósofo Walter Benjamim com a experiência da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) do MST. De que modo este pensador judeu-alemão que viveu as tensões decorrentes da primeira metade do século XX teria relação com esta escola rebelde surgida nos albores do século XXI? Há possibilidade de conexões neurais e coronárias entre ambos? Qual seria o enriquecimento teórico-prático deste achegamento?  Não se trata de encaixar a fórceps a teoria benjaminiana na experiência da ENFF, mas sim de historiar um pouco pontos de intercessão entre seus sonhos e receios, respeitando o lapso temporal que os separa e as singularidades de cada contexto histórico. Trata-se de um bate-bola entre visões de mundo que se abraçam, de idéias e ideais convergentes que alumiam pontos da inteligibilidade histórica de nossos dramas e expectativas atuais. A intenção é, portanto, inventariar possíveis cruzamentos, como por exemplo: se aquele é o mago das iluminações profanas por sua apaixonada aposta na redenção nostálgica que inspira uma utopia, questionadora do presente a partir das lutas pretéritas com vistas para a emergência da Revolução; esta é o espaço dedicado à operacionalização teórico- prática da própria práxis revolucionária, uma vez que salvaguarda e atualiza o verbo de luta da classe trabalhadora, honrando os compromissos ancestrais dos que tombaram nas “rodas das carruagens majestosas do progresso”. O sonho de Benjamim é com o futuro, assim como o da ENFF também o é, com o futuro de uma esperança. Ambos reconhecem a importância fundamental das batalhas pela memória inscrita na tradição dos oprimidos. Tanto a ENFF quanto o pensador são espiritualistas, isto é, concebem que mediante a hostilidade da luta de classes, os oprimidos não devem prescindir do auxílio das forças espirituais, àquela operacionaliza sua alma através da mística, esse a exerce por meio de sua fé nas forças messiânicas e redentoras da humanidade, produtoras de coragem, esperança, tenacidade e amor para a luta no presente.



Resumo Inglês:

The main objective of the current article is to weave together the revolutionary-romantic thought of the philosopher Walter Benjamim with the experience of the National School Florestan Fernandes (ENFF) of the MST. How would this Jewish-German thinker who lived through the tensions arising from the first half of the 20th century have a relationship with this rebellious school that emerged in the early 21st century? Is there a possibility of neural and coronary connections between both? What would be the theoretical and practical enrichment of this approach? It is not a matter of making the Benjamin theory fit the forceps in the ENFF experience, but rather a little history of points of intercession between their dreams and fears, respecting the time lapse that separates them and the singularities of each historical context. It is a battle-ball between embracing worldviews, ideas and ideals convergent that illuminate points of the historical intelligibility of our dramas and current expectations. The intention is, therefore, to inventory possible intersections, such as: if that is the magician of profane illuminations for his passionate bet on nostalgic redemption that inspires a utopia, questioning the present from the past struggles with a view to the emergence of the Revolution; this is the space dedicated to the theoretical-practical operationalization of revolutionary praxis itself, since it saves and updates the working class struggle verb, honoring the ancestral commitments of those who fell on the “wheels of the majestic chariots of progress”. Benjamin's dream is about the future, just as ENFF's is, witch the future of hope. Both recognize the fundamental importance of the battles for the memory inscribed in the tradition of the oppressed Both the ENFF and the thinker are spiritualists, that is, they conceive that, through the hostility of the class struggle, the oppressed they should not do without the help of the spiritual forces, the one that operationalizes their soul through the mystical ,he exercises this through his faith in the messianic and redemptive forces of humanity, producing of courage, hope, tenacity and love for the present struggle.