Vivência lesbiana em Cassandra Rios

Revista Apotheke

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ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Vivência lesbiana em Cassandra Rios

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 3
Autores: V. Sutili, L. Pessoa
Autor Correspondente: V. Sutili | [email protected]

Palavras-chave: Cassandra Rios, escritos lesbianos, ditadura militar no Brasil, lesbianidade, produção artística LGBTI+.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto abarca a pesquisa sobre Cassandra Rios (1932), lésbica e escritora lesbiana de grande notoriedade para o Brasil. O contexto da maior parte de sua produção literária deu-se em período ditatorial, no qual suas obras sofreram severas censuras e perseguições. O rumo desta produção, busca refletir acerca da obra "Eu sou uma lésbica" (1980), escrita em folhetim, contando com diversas edições após este. Na produção, Flávia reconhece sua identidade de gênero revisitando seu passado e transcrevendo em tom narrativo, bem como, tudo que envolvia e envolve ser uma mulher lésbica, como a violência velada até os dias atuais. O tema homossexualidade feminina se torna âmago de todo este processo, no qual vida e obra de Cassandra demonstram fundamental relevância artístico-social. Também são apresentadas considerações quanto a escrita biográfica não-autobiografada da autora, a qual, por meio de suas produções revela sua perspectiva quanto não apenas o ser mulher, bem como sua vivência lésbica.



Resumo Inglês:

This text covers research on Cassandra Rios (1932), a lesbian and Lesbian writer of greater notoriety for Brazil. The context of most of his literary production took place during a dictatorial period, in which his works suffered severe censorship and persecution. The direction of this production, seeks to reflect part of the work “I am a lesbian” (1980), written in a serial, with several editions after this one. In the work, Flávia recognizes her gender identity by revisiting her past and transcribing it in a narrative tone, as well as everything that involved and involves being a lesbian woman, such as veiled violence until today. The theme of female homosexuality becomes the core of this whole process, in which Cassandra’s life and work demonstrate fundamental artistic-social relevance. Considerations are also presented regarding the author’s non-autobiographical biographical writing, which, through her productions, reveals her perspective regarding not only being a woman, but also her lesbian experience.