Violência contra crianças, adolescentes e mulheres: desfecho de casos atendidos em um hospital ensino

Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - REUFSM

Endereço:
Av. Roraima, nº1000. Cidade Universitária. Centro de Ciências da Saúde - Prédio 26 (CCS), Sala 1307 - Camobi
Santa Maria / RS
97105900
Site: https://periodicos.ufsm.br/reufsm
Telefone: (55) 3220-9363
ISSN: 21797692
Editor Chefe: Cristiane Cardoso de Paula
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Irregular
Área de Estudo: Enfermagem

Violência contra crianças, adolescentes e mulheres: desfecho de casos atendidos em um hospital ensino

Ano: 2012 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Lorena Belentani, Ana Carolina Miranda Sartorelli, William Campo Meschial, Muriel Fernanda de Lima, Magda Lucia Félix de Oliveira
Autor Correspondente: Lorena Belentani | [email protected]

Palavras-chave: Violência; Violência contra a mulher; Violência doméstica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetivo: Conhecer o desfecho do atendimento a vítimas de violência, atendidas em um hospital ensino do Noroeste do Paraná no ano de 2009. Método: Estudo descritivo-exploratório, com análise documental de 18 fichas de Notificação/Investigação Individual de Violência Doméstica, Sexual e/ou Outras Violências, arquivadas no Núcleo de Vigilância Epidemiológica do hospital. Resultados: As fichas eram de mulheres vítimas de violência sexual (72,3%). Na assistência, foram realizados todos os exames bioquímicos preconizados, a contracepção de emergência foi realizada em seis casos (33,3%) e 83,3% recebeu encaminhamento para acompanhamento ambulatorial. Entretanto, no primeiro retorno, houve desistência de 53,3%, mas não foram encontrados registros de comunicação entre o hospital e as unidades básicas de saúde para busca ativa dos casos. Considerações finais: Estudos que visem o atendimento de vítimas de violência nos serviços de saúde, para ações mais específicas de prevenção, de acolhimento e de acompanhamento nos serviços de referência, devem ser estimulados.



Resumo Inglês:

Objective: knowing the outcome of violence victims assistance at a teaching hospital, in the northwest of Parana (Brazil), in 2009. Method: exploratorydescriptive study, in which the Notification Forms, the Individual Forms of Domestic, Sexual Violence and/or other kinds of Violence of 18 victims, filed in the hospital, were audited. Results: the forms belonged to women, victims of sexual violence (72.3%). All the biochemical examinations recommended were carried out; emergency contraception was conducted in six cases (33.3%) and 83.3% of the victims were advised to have laboratory monitoring, but at the first return, 53.3% of the victims had abandoned it. No register of communication networks between the hospital and the health care was found. Conclusion: studies concerning the assistance that violence victims receive in health service units should be stimulated, for more specific prevention actions and for improving the way victims are treated at health service units.



Resumo Espanhol:

Objetivo: conocer el desenlace de la atención a víctimas de violencia atendidas en un hospital escuela del Noroeste del Paraná en el año de 2009. Método: estudio descriptivo -exploratorio, con análisis documental de 18 fichas de Notificación/Investigación Individual  de Violencia Doméstica, Sexual y/u Otras Violencias, archivadas en el Núcleo de Vigilancia Epidemiológica del hospital. Resultados: las fichas eran de mujeres víctimas de violencia sexual el (72,3%). En la asistencia fueron realizados todos los exámenes bioquímicos  preconizados, la contracepción de emergencia fue realizada en seis casos el (33,3%) y el (83,3%) recibió encaminamiento para acompañamiento ambulatorio. En el primer regreso hubo desistimiento del 53,3%, pero no fueron encontrados registros de comunicación entre hospital y unidades básicas de salud para la búsqueda activa de los casos. Consideraciones finales: e studios que pretenden la atención de estas víctimas en los servicios de salud, para acciones más específicas de prevención, de acogida y de acompañamiento en los servicios de referencia, deben ser estimulados.