Vida e Técnica: Ressonâncias do pensamento de Canguilhem em Simondon

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ISSN: 1516084X
Editor Chefe: Margarete Axt
Início Publicação: 28/02/1998
Periodicidade: Semestral

Vida e Técnica: Ressonâncias do pensamento de Canguilhem em Simondon

Ano: 2012 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: Elton Corbanezi
Autor Correspondente: Elton Corbanezi | [email protected]

Palavras-chave: cultura, técnica, natureza, organismo, potência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A realidade da máquina, diz Simondon, é humana. Porém, não é pensando-a em semelhança ao organismo humano que se deve apreendê-la de modo a estabelecer uma relação outra – que não seja autocrática e instrumental – com os objetos técnicos. Diante disso, pretende-se demonstrar como Simondon desenvolve algumas das noções fundamentais de sua tese complementar, Du mode d’existence des objets techniques [1958], calcado nesse princípio, mas não descartando uma filosofia biológica da técnica, uma vez que sua ontogênese dos objetos técnicos pode encontrar ressonâncias no vitalismo fisiológico de Canguilhem, apresentado em Le normal et le pathologique [1943]. Assim, experimenta-se a idéia de que Simondon estabelece sua filosofia dos objetos técnicos por meio da diferenciação com os seres vivos, mas uma diferenciação operada por analogia ao mundo animado, para então, como ação política do pensamento filosófico, pensar a relação e tensão do homem com o mundo, intermediadas pela técnica, como um continuum natural-cultural.



Resumo Inglês:

The reality of the machine, Simondon says, is human. However, it is not thinking of it in similarity to the human organism that we are supposed to grasp it in order to establish another relation – that is not autocratical and instrumental – with technical objects. Considering this question, we intend to demonstrate how Simondon develops some fundamental notions of his complementary thesis, Du mode d’existence des objets techniques (SIMONDON, 2008 [1958]), based on this principle but not setting aside a technique`s biological philosophy, once its technical objects ontogenesis can find resonances in Canguilhem`s physiologic vitalism, presented in Le normal et le pathologique (CANGUILHEM, 2002, [1943]). So, we experience the idea that Simondon establishes his technical objects philosophy through differentiation with living being, but a differentiation operated by analogy with the animate world, and then, like politic action of philosophical thought, think the men`s relation and tension with the world, mediated by technique, as a natural-cultural continuum.