Este artigo constitui-se como uma leitura crítico-reflexiva do espetáculo Vestido de noiva, dirigido por Ione de Medeiros, do Grupo Oficcina Multimédia (GOM), estreado em 2023, uma montagem da peça homônima escrita por Nelson Rodrigues em 1943. Para tanto, o texto é composto por duas partes: a primeira constitui-se de uma investigação sobre as importantes contribuições de Nelson Rodrigues para o teatro moderno brasileiro; e a segunda desvela alguns elementos da linguagem multimeios do GOM que estruturam a recente montagem teatral de modo a ampliar e revivificar o texto teatral rodriguiano.
This article constitutes a possible critical-reflexive reading of the show directed by Ione de Medeiros, from Grupo Oficcina Multimédia (GOM), premiered in 2023, for the play Vestido de noiva, written by Nelson Rodrigues in 1943. To this end, the text is composed of two parts: the first consists of an investigation into Nelson Rodrigues' important contributions to modern Brazilian theater; and the second reveals some elements of GOM's multimedia language that structure the recent theatrical production, Vestido de noiva, in order to expand and revive rodriguiano's theatrical text.
Este artículo constituye una posible lectura crítico-reflexiva del espectáculo dirigido por Ione de Medeiros, del Grupo Oficcina Multimédia (GOM), estrenado en 2023, para la obra Vestido de noiva, escrita por Nelson Rodrigues en 1943. Para eso, el texto se compone de dos partes: la primera consiste en una investigación sobre las importantes contribuciones de Nelson Rodrigues al teatro brasileño moderno; y la segunda revela algunos elementos del lenguaje multimedia de GOM que estructuran la reciente producción teatral, Vestido de noiva, con el fin de ampliar y revivir el texto teatral de Rodriguiano.