VALORES DA EDUCAÇÃO HEBRAICA NA EDUCAÇÃO ADVENTISTA

Kerygma

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Telefone: (19) 3858-9000
ISSN: 1809-2454
Editor Chefe: Rodrigo Follis
Início Publicação: 31/03/2055
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

VALORES DA EDUCAÇÃO HEBRAICA NA EDUCAÇÃO ADVENTISTA

Ano: 2011 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Cláudio Antônio Hirle Lima
Autor Correspondente: Cláudio Antônio Hirle Lima | [email protected]

Palavras-chave: Educação, Valores, Hebreus, Adventistas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo tem como objetivo mostrar a relação entre a educação hebraica e a educação
adventista. Diante do universo de conceituações disponíveis para a definição do termo, nomeia o
conceito comeniano de educação como aprendizado para a vida, como o mais adequado ao
pensamento pedagógico aqui debatido. Apresenta então a concepção hebraica de educação como
caracterizada pela religiosidade, pela prática e pela vivência, contrastando-a, em seguida, com a
pedagogia intelectualista dos gregos. O embate entre essas duas correntes educacionais é
reforçado pelas suas opostas noções antropológicas. O questionamento à ênfase racional dos
gregos é apoiado por autores como Scheler, Hesen e Werneck, que defendem a experiência como
elemento fundamental para a apreensão do valor. Constata-se ainda o histórico predomínio do
intelectualismo grego em todos os sistemas educacionais do ocidente, incluindo-se os
confessionais. A Educação Adventista é finalmente apresentada como resgatadora da antiga
pedagogia hebraica. Sua pretensão é fechar o parêntese de ruptura cristã com a filosofia dos
hebreus. Através de uma proposta bíblico-oriental de integração entre teoria e prática,
conhecimento secular e conhecimento divino, a Educação Adventista se apresenta como atual
promotora dos valores hebreus que visam restaurar o educando ao seu estado original.



Resumo Inglês:

The article aims to show to the relation between the Hebraic education and the
adventist education. Considering the universe of available conceptualizations for the definition of
the term, it nominates the Comenius concept of education as learning for the life, as the most
adjusted to the pedagogical thought debated here. It presents then the Hebraic conception of
education as characterized by religiosity, practice and experience, contrasting it, then, with the
intellectualistic pedagogy of the Greeks. The clash between these two educational current is
emphasized by their opposing anthropological concepts. The questioning to the rational emphasis
of the Greeks is supported by authors as Scheler, Hesen and Werneck, which argue the experience
as essential element for the apprehension of the value. It is evidenced the historical predominance
of the Greek intellectualism in all educational systems of the West, including the confessional
ones. The Adventist education finally is presented as rescued of the ancient Hebraic pedagogy. Its
pretension is to close the parenthesis of Christian rupture with the philosophy of the Hebrews.
Through a proposal Biblical-oriental of integration between theory and practice, secular
knowledge and divine knowledge, the Adventist education is presented as current promoter of the
Hebrew values that seek to restore educating to its original state.