Validação do jogo digital PREVINIX para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na adolescência

Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais

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ISSN: 2525-9563
Editor Chefe: Luiz Roberto de Oliveira
Início Publicação: 19/08/2016
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências da Saúde

Validação do jogo digital PREVINIX para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na adolescência

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Daniela Tavares Gontijo Silvia Roberta Peixoto Silva de Oliveira Danielle Oliveira Silva Valerio Marina Araujo Rosas Larissa Negromento Azevedo Beatriz do Nascimento Silva
Autor Correspondente: Silvia Roberta Peixoto Silva de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Adolescência; Educação em Saúde; doenças sexualmente transmissíveis; Saúde sexual e reprodutiva.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Introdução: A adolescência caracteriza-se como um período de vulnerabilidade para contaminação pela Infecções Sexualmente Transmissiveis (IST`s), sendo de vital importância o desenvolvimento de tecnologias educativas direcionadas para esta temática. Objetivo: validar o jogo Previnix para a construção de conhecimentos sobre a prevenção, identificação e tratamento de IST´S na adolescência. Métodos: Pesquisa de validação realizada em escola pública do Recife. Participaram 56 adolescentes (12-16 anos).  Os dados foram coletados através de questionários (antes e após), gravação da ação educativa, formulário e grupo focal. Os dados quantitativos foram descritos termos de acertos e erros ou através do Índice de Concordância (IC) e os dados qualitativos submetidos a análise temática. O Previnix alcançou IC total de 91% e pontuação superior a 80% de concordância em todos os itens avaliados. Houve aumento do número de acertos nos questionários após a intervenção e realizadas sugestões para aprimoramento do jogo. A utilização da tecnologia possibilitou a construção de conhecimentos de forma dialógica. Conclusão: O Previnix foi validado como tecnologia educativa para utilização em ações de promoção saúde sexual e reprodutiva com adolescentes.



Resumo Inglês:

Introduction: Adolescence is characterized as a period of vulnerability to contamination by sexually transmitted infections(STI), and the development of educational technologies directed to this theme is vitally important. Objective: validate the game Previnix that is directed towards the knowledge construction about prevention, identification and treatment of STI in adolescence. Methods: Methodological research of validation carried out in a public school in Recife. Participants were 56 adolescents (12 -16 anos). The data were collected through questionnaires (before and after) about the infections, recording of the educational section, form approaching objective, relevance, structure and presentation of the game and focus group. The quantitative data resulted in the elaboration of the Concordance Index and the qualitative ones were submitted to the thematic analysis. Previnix achieved a total CI of 91% and scores higher than 80% of concordance in all items evaluated. There was an increase in the number of correct answers in the questionnaires after the intervention and suggestions for improvement of the game. It was observed that the use of technology made possible the construction of knowledge in a dialogical way. Conclusion: Previnix was validated as an educational technology for use in sexual and reproductive health promotion actions with adolescents