A Utilização de Tecnologia da Informação por Micro e Pequenas Empresas: Estudo do Setor de Cerâmica Artística e de Decoração de Município do Estado de São Paulo
RASI - Revista de Administração Sociedade e Inovação
A Utilização de Tecnologia da Informação por Micro e Pequenas Empresas: Estudo do Setor de Cerâmica Artística e de Decoração de Município do Estado de São Paulo
Autor Correspondente: Alexander Ferreira Lavelli | [email protected]
Palavras-chave: Tecnologia daInformação (TI); Micro e Pequenas Empresas (MPEs); Setor de Cerâmica Artística e de Decoração.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo tem por objetivo caracterizar a utilização de Tecnologia da Informação (TI) para a gestão empresarial de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do setor de cerâmica artística e de decoração, localizado em município do estado de São Paulo. Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva, aplicada, com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, apoiada em pesquisa bibliográfica. O levantamento de campo foi realizado aplicando-se questionário e roteiro de entrevistas em empresários e utilizando depoimentos de agentes conhecedores do setor. Como resultado, pôde-se identificar baixo nível de utilização dos recursos de TI para a gestão empresarial: as MPEs, quando os utilizam, não o fazem estrategicamente. As soluções encontradas para a identificação de MPEs presentes no setor do município selecionado propiciaram resultados adicionais, de caráter metodológico.
Resumo Inglês:
This article aims to characterize the use of Information Technology (IT) for the business management of Micro and Small Enterprises (MSEs) in the artistic and decoration ceramics sector, located in a municipality in the state of São Paulo. This is exploratory-descriptive research, applied, with a qualitative approach, developed through field research, supported by bibliographic research. The field research was carried out through the application of questionnaires and interviews with businessmen and through statements made by agents with knowledge of the sector. As a result, it was possible to identify a low level of use of IT resources for business management: SMEs, when using them, do not do it strategically. The solutions found for the identification of SMEs present in the sector, of the selected municipality, provided additional results, of a methodological character.