Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo

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ISSN: 21755841
Editor Chefe: Antonio Geraldo Cantarela/Rodrigo Coppe Caldeira
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Teologia

Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo

Ano: 2012 | Volume: 10 | Número: 25
Autores: Flávia Vieira da Silva do Amparo
Autor Correspondente: Flávia Vieira da Silva do Amparo | [email protected]

Palavras-chave: Poesia, Profético, Michelangelo, Auerbach.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A poesia, em seu sentido mais amplo, surge como ponto de partida para todos os
conhecimentos acerca do homem e do mundo. Assim, o poeta não é apenas um artista
que produz versos, mas o que busca uma intermediação entre o humano e o divino. Este
artigo tem como proposta estudar a poesia e a arte de Michelangelo Buonarroti a partir do
conceito de “Figura”, definido na obra de Auerbach, analisando o poético na obra do
artista italiano a partir de suas relações com o profético. Tanto na pintura dos afrescos da
Capela Sistina quanto na escrita de seus poemas, Michelangelo nos revela a luta do artista
para atribuir à obra sentidos transcendentais, transformando a Arte em revelação divina,
que exige uma interpretação dos seus leitores. Seguindo essa ideia, o gênio italiano passa
a unir figuras pagãs e cristãs, como sibilas greco-romanas e profetas judaico-cristãos,
para reler o passado, interpretar o presente e prenunciar o futuro.



Resumo Inglês:

Poetry, in its broadest sense, emerges as a starting point for all knowledge about man and
the world. The poet is not only an artist that writes verses, but one who seeks to intercede
between the human and the divine. This article aims at studying the poetry and art of
Michelangelo Buonarroti taking the concept of "Figure", as defined in the work of
Auerbach, and analyzing the poetic work of the Italian artist and how it relates to
prophetic themes. Both in the painting of the frescoes of the Sistine Chapel and in his
poems, Michelangelo reveals the battle of the artist to assign a sense of transcendence,
transforming Art in a divine revelation, which will require an interpretation of their
readers. Grounded on this idea, the Italian genius blends Christian and pagan figures,
such as Greco-Romans Sybils and Judeo-Christian prophets, to reread the past, interpret
the present and foreshadow the future.