USO DE METODOLOGIA INDAGATORIA PARA LA ENSEÑANZA DEL ESPACIO GEOGRÁFICO

GIRAMUNDO

Endereço:
Campo de São Cristóvão, 177, Campus São Cristóvão III, 3o andar, Sala do Departamento de Geografia. São Cristóvão.
Rio de Janeiro / RJ
20921-903
Site: http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/index
Telefone: (21) 3891-1000
ISSN: 2358-4467
Editor Chefe: Demian Garcia Castro
Início Publicação: 31/12/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia

USO DE METODOLOGIA INDAGATORIA PARA LA ENSEÑANZA DEL ESPACIO GEOGRÁFICO

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Daniel Llancavil
Autor Correspondente: Daniel Llancavil | [email protected]

Palavras-chave: Ensino da Geografia; Espaço Geográfico; Metodologia Investigativa; Trabalhos de Campo; Teoria da Atividade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo enfatiza a importância do ensino sobre o espaço geográfico a partir de estratégias didáticas interativas que vinculem docentes e estudantes com os lugares cotidianos e patrimoniais de sua cidade. Portanto, assume-se que os trabalhos de campo são uma valiosa estratégia de ensino para comprovar in loco o que foi aprendido em sala de aula e contextualizar as aprendizagens. Apresentamos uma sequência didática, utilizando uma metodologia investigativa, na qual se propõe a visita a lugares representativos da cidade para a compreensão da realidade social desde uma dimensão espacial. Essa proposta ilustra as diferentes etapas da metodologia investigativa – grupo focal, exploração, reflexão, aplicação e avaliação – através de variadas atividades de ensino e aprendizagem considerando os fundamentos da teoria da atividade.



Resumo Espanhol:

Este artículo enfatiza la importancia de la enseñanza del espacio geográfico a partir de estrategias didácticas interactivas que vinculen a docentes y estudiantes con lugares cotidianos y patrimoniales de su ciudad. Por lo anterior se asume que las salidas a terreno constituyen una estrategia didáctica valiosa para comprobar en el lugar lo aprendido en la sala de clases y contextualizar los aprendizajes. Se presenta una propuesta de secuencia didáctica, utilizando la metodología indagatoria, en la cual se propone la visita a lugares representativos de la ciudad para la comprensión de la realidad social desde una dimensión espacial. Esta propuesta ilustra las diferentes etapas de la metodología indagatoria – focalización, exploración, reflexión, aplicación y evaluación- a través de variadas actividades de enseñanza y aprendizaje considerando los fundamentos de la teoría de la actividad.